Resultado do Vestibular 2019/2020 da UFPR é homologado com 59,79% de aprovados oriundos da escola pública

5.180 novos alunos, aprovados no Vestibular 2019/2020, serão recebidos, a partir deste ano, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado foi homologado nesta quarta-feira (15), com a assinatura do reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “Nossos novos alunos irão encontrar uma universidade pujante e vibrante”, disse, em coletiva. 59,79% dos aprovados cursaram o ensino médio na escola pública, fato que também foi destacado pelo reitor durante sua fala.

A relação dos aprovados está disponível no site do NC–UFPR, no Aplicativo +UFPR, na página da UFPR no Facebook e no mural físico do Campus Cabral (este ano não foram disponibilizados CDs com o resultado). Muitos dos aprovados estão comemorando no “Banho de Lama”, evento tradicional de celebração dos resultados.

A mesa de homologação do resultado do vestibular foi composta pelo reitor Ricardo Marcelo da Fonseca (centro) e (da esq. para a dir.), a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César; a vice-reitora, Graciela Bolzón; o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra; e o coordenador-geral do NC, Altair Pivovar. Foto: Amanda Miranda/Sucom-UFPR

Nesta edição do processo seletivo, 38.453 candidatos se inscreveram. Para o reitor, trata-se de um momento importante para a sociedade, mas também para a UFPR, que a cada ano se renova. Também participaram da homologação a vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, o pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis Cesar, e o coordenador do Núcleo de Concursos, Altair Pivovar.

O reitor fez questão de valorizar os índices relacionados ao concurso – como a equidade de gêneros e a entrada de acadêmicos de escola pública. Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas (Lei 12.711/12 e Lei 13.409/16), sendo a maioria deles (1.848) estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública. A política de inclusão também abrange candidatos com deficiência – foram nove aprovados.

Expectativa dos candidatos em frente ao mural no Campus Cabral, em Curitiba, onde são fixadas as listas com os nomes dos classificados. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Nascidos no Paraná são maioria (78,08%), com 90,71% residentes no estado e 52,97% em Curitiba. Candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos.

O reitor também telefonou para o candidato aprovado em primeiro lugar no processo seletivo. Luigi Peceguini é o novo calouro de Engenharia Mecânica e ficou entusiasmado com o telefonema. Emocionado, seguiu para o tradicional “Banho de Lama”.

Após a divulgação do resultado, o reitor Ricardo Marcelo liga para o primeiro colocado geral, Luigi Peceguini, aprovado para o curso de Engenharia Mecânica. Foto: Amanda Miranda/Sucom-UFPR

Provas

Dos candidatos que fizeram a primeira fase, 12.464 foram convocados para a segunda etapa do vestibular. As provas da primeira fase foram realizadas no dia 27 de outubro. Já as da segunda fase, com questões discursivas, nos dias 24 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 25 de novembro (questões discursivas específicas e provas de habilidades específicas).

Todos os convocados fizeram a Prova de Compreensão e Produção de Textos. Além dela, dependendo do curso, o candidato precisou responder até duas questões discursivas (em disciplinas específicas). Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música, por sua vez, exigiram provas de habilidades específicas.

O registro acadêmico dos classificados na Chamada Geral, tanto para o primeiro como para o segundo semestre, será realizado no período de 25 a 27 de janeiro e de 1º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus da UFPR, e obedecerá cronograma divulgado em edital.

Leia mais notícias sobre o Vestibular 2019/2020 neste link

Acompanhe os editais e demais informações do processo seletivo aqui