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FEDERAL DO PARANÁ

Linha de pesquisa de Pós-Graduação em Educação lança quatro publicações

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lança, nesta quinta-feira (22), quatro livros da linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. O evento será realizado às 19h30 no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348, Curitiba). Os livros podem ser adquiridos diretamente com os organizadores.

Professores e professoras estão ficando doentes: de quem é a culpa?

A obra, escrita pelo estudante Adão Aparecido Xavier e coescrita pela professora Araci Asinelli Luz, é fruto de pesquisa científica que deu origem à dissertação final do mestrado profissional em Educação e trata a respeito do adoecimento precoce docente.

O objetivo do livro é divulgar a realidade das condições do trabalho docente e denunciar a violência estrutural como fator causador do adoecimento psicológico docente. Segundo Xavier, a publicação deve auxiliar a melhorar as condições de trabalho docente e, por consequência, o processo de ensino e aprendizagem.

Vigotski e a inclusão: contribuições ao contexto educacional

O livro aborda a inclusão em diferentes contextos educacionais sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vigotski e é a compilação de diversos textos sobre a temática, produzidos a partir da realidade teórico-prática vivenciada pelos autores.

Escrito pela estudante Paula Maria Ferreira de Faria com a coautoria da professora Denise de Camargo, a ideia da publicação surgiu a partir de reuniões do grupo de pesquisa do programa. “Começamos a nos mobilizar para reunir o material, o que culminou na produção de um livro que conta também com a contribuição de outras professoras e alunos da nossa linha de pesquisa”, conta Paula.

Segundo a autora, a obra visa promover a reflexão crítica acerca das possibilidades de ação no interior da escola, no sentido de efetivar a real inclusão – aquela que promove a aprendizagem e gera o desenvolvimento de todos os alunos.

Educação de Superdotados e Talentosos: Emoção e Criatividade

A obra que faz parte do percurso acadêmico de Fernanda Hellen Ribeiro Piske na UFPR é organizada também pela professora Tania Stoltz e por Cristina Costa Lobo, Alberto Rocha e Enrique Vázquez Justo. Este livro abrange um conjunto diversificado de temáticas subordinadas ao grande tema da emoção, criatividade na educação dos superdotados, sob a responsabilidade de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais nestas áreas”, conta Fernanda.

As diversas temáticas da publicação organizam-se numa perspectiva didática, mas, ao mesmo tempo, servem a objetivos tanto de educadores como de investigadores e de outros interessados no tema. “O leitor encontrará informação não só sobre investigações e resultados empíricos, mas também sobre revisão da literatura e intervenção educativa com os superdotados e de apoio às suas famílias”, revela a autora.

 Vozes do Cárcere: Paz e Prevenção ao Uso de Drogas nos caminhos das assistências educacional e religiosa

Organizada por Cineiva Campoli Paulino Tono, Maria Tereza Uille Gomes, Roseli Boerngen Lacerda e pela professora Sonia Maria Chaves Haracemiv, a publicação trata da temática “drogas nos caminhos das assistências educacional e religiosa”. “Algo inusitado em termos de investigação acadêmica e publicação científica a serviço do bem-estar social”, explica Sonia.

O livro é o volume II da série Vozes do Cárcere, abordando a pesquisa nos espaços de cárcere que, esquecidos em razão do fenômeno da exclusão social, tornam-se ambientes desorganizados e multiplicadores de todo tipo de problema. “O tráfico e o consumo de drogas são alguns deles, e dos mais difíceis de enfrentar. A importância dos estudos relatados na presente coletânea é trazer subsídios quantitativos e qualitativos que podem ajudar a indicar soluções melhores, mais viáveis e efetivas aos complexos problemas enfrentados no dia a dia do trabalho com os educandos-detentos”, conta a autora.

De acordo com Sonia, todas as atividades desenvolvidas e apresentadas nos capítulos dessa obra são ações cujos resultados atendem às vozes que apontaram ser a educação e a assistência religiosa os encaminhamentos à prevenção ao uso de drogas. “Para essa realidade, a importância das ações educativas frente ao papel da escola na construção da interação com a família leva a confiar nas mudanças e na possibilidade de novas ações a partir de seus contextos histórico, social, político e educacional”. É possível adquirir o livro, editado pela CRV, em todas as livrarias.

Lançamento de quatro livros do PPGE

Data: 22 de novembro

Horário: 19h30

Local: Museu Guido Viaro

Endereço: Rua XV de Novembro, 1348, Curitiba/Paraná

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