Extensão e Cultura

Letras Italiano promove curso de extensão em homenagem a Dante Alighieri; inscrições abertas

Superintendência de Comunicação Social     14 de abril de 2021 - 9h29

No ano em que é celebrado o 700º aniversário da morte de Dante Alighieri (1265 – 1321), o curso de Letras Italiano da UFPR, com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, promove uma série de Lecturae Dantis. O curso de extensão “Que inferno! Toda semana um canto. Lecturae Dantis em Curitiba” abordará a leitura dos 34 cantos do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri.

A programação terá início no dia 30 de abril e segue até o mês de dezembro, com encontros todas as sextas-feiras, das 18h30 às 20h. A transmissão será pelo canal do curso de Letras Italiano UFPR no Youtube.

As inscrições estão disponíveis neste link.

Leituras públicas

Em agosto de 1373 Giovanni Boccaccio fez a primeira Lectura Dantis: leitura pública e comentários de cantos da Divina Comédia. A prática, inaugurada por Boccaccio, continuou, de modo irregular, ao longo dos séculos, chegando até os dias de hoje.

Com a iniciativa do curso de extensão, a UFPR passa a fazer parte dessa história.