Extensão e Cultura

Lançamento de livro marca o início das inscrições da 11ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina

Jéssica Tokarski     19 de abril de 2021 - 10h42

Como largada ao período de inscrições para a 11ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), a coordenação do projeto lança o Almanaque das ciências: incentivando a leitura através das curiosidades. O livro, que complementa o Almanaque das curiosidades publicado em 2019, também comemora os 11 anos da feira de ciências no interior do estado e tem o intuito de popularizar a ciência e a tecnologia do cotidiano em seis áreas temáticas presentes nos cursos de graduação e pós-graduação do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A publicação é uma alternativa metodológica para incentivar a leitura através do universo interligado da ciência, da tecnologia, da inovação e do cotidiano. Abordando temáticas nas áreas de biologia, biotecnologia, engenharia, física, matemática e química, a obra contribui com os objetivos do desenvolvimento sustentável, especialmente o ODS4: educação de qualidade.

Página do livro Almanaque das ciências

Nos 66 textos distribuídos ao longo das 100 páginas do livro, os autores propõem textos curtos com ilustrações para fixar o conteúdo. O conteúdo é criativo, cheio de curiosidades e apresenta uma linguagem simples em páginas coloridas para chamar a atenção de crianças e jovens. O livro impresso será distribuído como premiação aos projetos de destaque da 11ª Fecitec e a versão on-line está disponível gratuitamente para download.

Participaram do projeto 33 docentes colaboradores das edições anteriores da Fecitec e quatro alunos bolsistas de extensão, que desenvolveram as ilustrações como trabalho remoto durante a pandemia. A produção teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA) da UFPR.

11ª edição da Fecitec

Fecitequinha, a menina cientista mascote da FECITEC

Em 2021, a Fecitec será realizada entre os dias 18 a 22 de outubro, novamente de forma virtual – devido à pandemia de Covid-19 –. Os interessados em participar devem submeter resumo do trabalho e um vídeo por meio do site da Feira. A página apresenta o manual de orientações, anais e fotos das dez edições anteriores. As inscrições vão até o dia 8 de outubro.

As equipes podem ser compostas por, no máximo, três alunos regularmente matriculados em escolas ou colégios do município de Palotina. Alunos de outras cidades ou países também são convidados para participar do evento. Cada equipe deverá apresentar um orientador (professor da escola) ou um supervisor (pai/mãe/responsável). Os projetos serão avaliados por uma comissão avaliadora e os trabalhos e alunos de destaque serão premiados com certificados, medalhas e troféus, além de credenciais para outras feiras e prêmios oferecidos por empresas e instituições parceiras.

Tradição

A Fecitec é um projeto de extensão proposto pelo Setor Palotina da UFPR desde 2011 que promove um evento diversificado por essência. A Feira reforça o assunto que domina as atenções em todo o mundo hoje em dia: a ciência e a tecnologia, com foco em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

O objetivo é motivar crianças e jovens – desde a educação infantil até o ensino médio e técnico – a pensarem, elaborarem perguntas e hipóteses e a proporem explicações para esses questionamentos. “Os alunos precisam observar o mundo a sua volta, entender como e por que as coisas acontecem e também apresentar ideias inovadoras”, comentam as professoras coordenadoras Camila Tonezer e Roberta Paulert.

6ª Fecitec. Foto: Setor Palotina UFPR

As dez edições anteriores tiveram a apresentação de 723 projetos. Ao todo, elas reuniram mais de 3.200 alunos expositores, estimulando crianças apáticas, desinteressadas ou tímidas e tornando-as futuros agentes de transformação social. O evento aproxima a comunidade da universidade e vice-versa. Diversos depoimentos de participantes podem ser acessados no canal da Feira no YouTube. Ao entrarem em contato com a universidade e seus cursos, esses alunos ganham uma perspectiva a longo prazo para melhorar seu futuro.