Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançamento de livro digital marca os 15 anos do curso de Fisioterapia da UFPR; conheça algumas histórias

O curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa 15 anos em 2020. Para celebrar a data, no dia 13 de outubro ocorreu o lançamento do e-book Panoramas da Fisioterapia: Comemorando 15 anos do curso de graduação em Fisioterapia na UFPR. 

A apresentação fez parte da XV Jornada Acadêmica de Fisioterapia, organizada pelo centro acadêmico do curso. A publicação tem autoria da professora do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) Vera Lúcia Israel, da egressa Soraia Koppe, da graduanda Nicole Almeida e dos fisioterapeutas do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) Álvaro Luiz Perseke Wolff, Neliana Maria de Mello e Regina Helena Senff Gomes. 

Primeiros anos 

Os cursos de Fisioterapia e de Gestão Ambiental foram os primeiros a serem implantados no Setor Litoral da UFPR, em 2005.  

Vera, uma das primeiras professoras nomeadas, lembra que as instalações estavam em obras para atender as necessidades da universidade, pois o local era sede da antiga Associação Banestado. “Quando chovia, alguns pontos alagavam. Então tínhamos de pedir ajuda aos operários, que colocavam tábuas para a gente passar”. 

As dificuldades iniciais promoveram uma aproximação entre discentes e docentes. Um exemplo é o vínculo que vários egressos mantêm com o curso. Tatiana Cidral formou-se na primeira turmaAtualmente, trabalha no Hospital do Trabalhador e é preceptora do estágio de alunos da UFPR. Sobre a sua formação, Tatiana reconhece a influência dos docentes, em especial a da professora Anna Raquel Silveira Gomes, sua orientadora e hoje, uma referência profissional. “Lembro-me de um dia, ela dizer: ‘Tudo o que você desejar, pense 100%, porque se você conseguir 70%, já está no lucro. Tudo o que eu tenho hoje como profissional é muito por esse espelhamento”.  

Uma das principais características do curso desde o seu início é o caráter multiprofissional, marca levada até os dias atuais. Em seus primeiros anos, o curso focou no apoio à população litorânea, com diversos projetos de extensão. Atualmente os alunos da UFPR atendem vários públicos, principalmente na rede municipal de saúde. De acordo com dados da coordenação, em 2019 foram feitos mais de 10 mil atendimentos à comunidade externa, desde a reabilitação até a prevenção. 

Os estudantes também são incentivados a conhecer outras áreas que não sejam a clínica e hospitalar, como destaca Vera Israel: “Há uma disciplina em que os alunos precisam atuar em local não-tradicional da fisioterapia. Já apareceu ioga, o termalismo social, homeopatia e muitas outras”, explica a professora.  

A atual coordenadora do curso, Talita Gianello Gnoato Zotz, enfatiza que a matriz curricular do curso é construída com o método psicossocial, ou seja, os alunos desde o primeiro período têm vivência com os usuários dos serviços de fisioterapia. “Um diferencial são as disciplinas práticas ao longo do processo de aprendizagem dos alunos. Eles vão para a unidade básica de saúde, para clínicas, piscinas, etc”, explica Talita. 

A vinda para Curitiba 

O curso permaneceu no litoral até 2012, quando iniciaram as negociações para a vinda para Curitiba. Porém, o contato com o Setor de Ciências Biológicas, que sedia o curso atualmente, já ocorria bem antes disso. Vários laboratórios forneciam materiais para as aulas das disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica e biologia celular. 

O processo de mudança ocorreu durante dois anos até a conclusão das turmas do litoral e a chegada dos equipamentos e dos servidores. Essa transferência trouxe novos desafios, porém Vera ressalta a felicidade de fazer parte da comunidade acadêmica e a colaboração que o curso teve para recomeço. 

Atualmente, o DPRF conta com 12 docentes e quatro técnicas. No último ano, houve a reformulação do currículo e o curso ampliou sua duração para cinco anos. Sobre a dedicação profissional da equipe, a professora Silvia Regina Valderramas destaca: “Todas as envolvidas são guerreiras. É uma luta diáriamas com vitórias também. São pessoas que vestem a camisa do curso e da universidade e isso é um privilégio”.  

Gabriele Molina, fisioterapeuta residente do CHC, ingressou no curso na primeira turma de Curitiba. Ela registra a evolução do curso durante sua permanência na UFPR. “Quando chegamos, as professoras estavam se adaptando ao novo local. Nos dois últimos anos da minha graduação a gente já tinha laboratórios melhores e os locais de estágios aumentaram”, relata a egressa.  

A UFPR formou 208 fisioterapeutas ao longo desses 15 anos, com retorno à sociedade e inserção da prática em diversos municípios do Paraná. “A prova disso é número de instituições que nos procuram em busca de parcerias, pois sabem da capacidade dos nossos alunos, do corpo docente e do olhar humanizado que nós temos”, lembra a coordenadora Talita.  

Outras histórias sobre o curso de Fisioterapia da UFPR estão no e-book, que está disponível de forma gratuita aqui. 

 

Clique para ampliar: confira alguns registros dos 15 anos do Curso de Fisioterapia na UFPR. Fotos: arquivos pessoais

 

Jornada Acadêmica 

A edição 2020 da Jornada Acadêmica de Fisioterapia ocorrerá em duas etapasfase on-line acontece até o dia 19 de outubro, com palestras transmitidas pelo Youtube que abordaos diferentes níveis de complexidade dfisioterapia. A fase presencial está prevista para março de 2021, com abertura de inscrições a partir de fevereiro. 

Maiores informações sobre a programação estão disponíveis na página do evento. 

Por Louiselene Meneses, sob orientação de João Cubas

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...