Lançamento de app, eventos on-line, celebração da família: Confira a programação do ConVida; 14 a 26 de maio

Aproximar pessoas, práticas e saberes e valorizar o que se faz na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para que se torne um espaço cada vez mais propício às relações e ao bem-estar: essa é a proposta do Programa UFPR ConVida, que, no mês de maio, oferece uma programação especial – com cinco ações para as comunidades interna e externa da Universidade.

Confira a programação de maio:

Live Vincule-se

14/05, às 18h

Para quem?

Estudantes da UFPR e demais interessados

Canal do YouTube:

UFPR ConVida

Retomada do calendário, de vínculos, de sonhos, de encontros significativos e da história que está sendo construída pelas pessoas que fazem parte da UFPR. Nessa ação especial de início do semestre letivo, você é convidado a participar de uma conversa compartilhada com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, acompanhado de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), do Fórum de Coordenadores, da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) e do ConVida.

Você poderá conhecer ações de suporte e acolhimento. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do Aplicativo UFPR ConVida, uma plataforma de integração de eventos criada para aproximar o que importa para você na UFPR. O app já está disponível na Apple Store e no IOS.

Será um encontro para relembrar o potencial de vida nas trajetórias individuais e coletivas que se encontram na UFPR.

O quê?

Entrevista “Saúde em Foco”

Tema:

Família, tecnologia e violência (em celebração ao Dia Internacional da Família, comemorado em 15 de maio)

14/05, às 12h30

UniFM 94,5

Participação:

Professora Lis Soboll, coordenadora do ConVida

Cineiva Tono, integrante da Força-Tarefa Infância Segura, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná

II Congresso On-line Internacional Boas Práticas em Saúde Mental

14/05, às 11h30 – palestra

15/05, às 11h50 – apresentação de trabalhos

Inscrição:

II Congresso On-line Internacional Boas Práticas em Saúde Mental

O II Congresso On-line Internacional Boas Práticas em Saúde Mental tem por objetivo promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que constroem novas práticas em saúde mental, com enfoque na pessoa e suas vivências.

A equipe do ConVida está envolvida em duas atividades do evento:

No dia 14 de maio, das 11h30 às 12h30, Sabrina Stefanello, professora do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR e parceira do ConVida, ministrará a Palestra “Gestão Autônoma da Medicação (GAM) como dispositivo de atenção psicossocial e apoio ao cuidado em saúde mental”.

No dia 15 de maio, das 11h50 às 13h, três integrantes da Equipe ConVida participarão de apresentações de trabalhos científicos.

O quê?

Oficina “O que eu faço agora?”: rotinas e escolhas nas (in)certezas

19/05, às 17h

Estudantes e comunidade da UFPR e IFPR, e comunidade externa

Mediação:

Rojanira Roque – doutoranda em Educação na UFPR

Professora Lis Soboll – coordenadora do Programa ConVida

Integrantes da Equipe Convida

Canal do Youtube:

UFPR ConVida

Vamos conversar sobre isso? Que tal compartilhar com a Equipe ConVida, por meio deste link, o que você tem feito que te ajuda a enfrentar as alterações impostas à sua rotina?

Sua ideia poderá ser citada na oficina – uma forma de compartilhar esperança e inspiração.

O quê?

Seminário Acolhendo a Vida: como dar suporte emocional sem ser psicólogo

26/05, às 13h45

Para quem?

Coordenadores de Curso e Lideranças Estudantis UFPR e IFPR e comunidade interna, e demais interessados

Canal do YouTube:

UFPR ConVida

A vida e o contexto da pandemia nos pedem ações de cuidado uns com os outros de forma intencional. Como fazer isso de forma responsável?

O UFPR ConVida, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR-Curitiba), fará uma atividade de capacitação para cuidados emocionais na vida acadêmica. Falaremos de acolhimento mútuo e de rede de suporte, com debate de temas como sofrimento emocional, pandemia, prevenção ao suicídio e luto.

O encontro será facilitado pela professora Lis Andrea Soboll, com participação de docentes e técnicos da UFPR e do IFPR. O evento é apoiado pelo projeto “Loucos pela Vida” (IFPR – Curitiba) e pelo projeto de extensão “Psiquiatria em Curitiba: Intervenções”, coordenado pela professora Sabrina Stefanello.

O UFPR ConVida é um programa institucional vinculado ao gabinete da Reitoria, e feito a muitas mãos.

Acesse três vídeos produzidos pela Equipe ConVida:

“Dicas de como reinventar hábitos saudáveis” – Arthur Klemes Fernandes

Cuidados necessários para manter relacionamentos saudáveis durante a pandemia – Jocelaine Silveira

Gestão do Tempo – Rojanira Roque