Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançado edital do XIX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

Vestibular indígena 2012-2013 – Foto: Leonardo Bettinelli

A Comissão Universidade para os Índios (CUIA) divulgou nessa segunda-feira (1/7) o edital e o Manual do Candidato do XIX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Este ano a UFPR é a responsável por organizar o processo seletivo que envolve além da instituição sete universidades estaduais do Estado (ver abaixo).

O quadro de vagas pode ser conferido no Manual do Candidato. Podem concorrer às vagas nas universidades estaduais apenas candidatos indígenas do Paraná, já para aquelas oferecidas pela UFPR, são abertas para indígenas de todo o território brasileiro.

As inscrições são gratuitas iniciam no dia 29 de julho e se encerram às 17h do dia 30 de agosto. Para se inscrever o candidato deve seguir os passos do edital. A primeira tarefa é preencher o formulário eletrônico no disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br), após o preenchimento deve imprimir a Ficha de Inscrição, A Carta de Recomendação e a Autodeclaração de acordo com o edital. Em seguida é preciso preencher o formulário impresso, assinar a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeducacional, anexando a eles a documentação exigida no processo.

A lista de documentos necessários está descrita no edital. Os documentos deverão ser reunidos em um envelope lacrado e identificado de acordo com as regras do edital e entregues ou enviados via Sedex para quaisquer das instituições que participam do processo nos endereços disponíveis no edital até o dia 02 de setembro.

As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro. Para facilitar o acesso aos locais de provas, neste ano o vestibular acontece de forma descentralizada (confira abaixo). Será oferecido transporte para que os candidatos que tiverem a inscrição homologada possam se deslocar das Terras Indígenas para os locais de aplicação de provas – exceto para aqueles que vão realizar as provas em Curitiba. Também será oferecido almoço e alojamento – além de outras refeições para os candidatos alojados, confira as informações no Manual do Candidato.

Participam da seleção além da UFPR, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Serviço

Link edital e Manual do Candidato: http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=INDI20192
Período de inscrições: 29 de julho até às 17h00 do dia 30 de agosto
Período de entrega ou envio via Sedex da documentação: 29 de julho a 02 de setembro
Data das provas: 17 e 18 de novembro
Informações sobre transporte, alojamento e refeições devem ser consultadas no Manual do Candidato.
Os comprovantes de ensalamento de cada uma das fases do processo e outras informações podem ser acessados na página do Núcleo de Concursos da UFPR

As informações contidas neste texto não substituem aquelas publicadas no edital podendo ter incorreções, sempre que tiver qualquer dúvida consulte o edital.

Cronograma

Cronograma do Vestibular dos Povos Indígenas 2019 – recortado do edital

Locais de provas

Locais de provas de acordo com as terras indígenas – recortado do edital

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...