Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Laboratório de Música Antiga da UFPR realiza concerto

Superintendência de Comunicação Social     21 de dezembro de 2018 - 14h49

O Laboratório de Música Antiga da UFPR (Lamusa) apresenta o concerto Ruiseñor e Ruiseñora, na Capela do Alto da Glória, nesta sexta-feira (21), às 19h30. A entrada é franca.

Realizado em duas partes, o concerto apresenta inicialmente a obra de compositores ligados à corte francesa no século XVII. Entre os destaques está Élisabeth-Jacquet de la Guerre, uma mulher aclamada em sua época por seu virtuosismo ao cravo e por suas composições em diversos gêneros, entre suites para cravo, trio-sonatas, cantatas e mesmo óperas.

Na sequência, o Lamusa traz uma Chaconne para cravo solo e um trecho de uma Cantata que retrata o canto do rouxinol. A Jacquet de la Guerre, um cronista da época dedicou-lhe um lugar no Parnasso francês, quando ela possuía apenas 26 anos, ao lado outros compositores renomados, e representados neste concerto: Michel Lambert, Marc-Antoine Charpentier e Jean-Baptiste Lully.

A segunda parte do concerto será dedicada a Georg Philipp Telemann, um compositor profundamente influenciado pela música francesa. Seu Quarteto de Paris em mi menor, e em especial a Passacaille final é uma das obras mais comoventes do repertório de câmara do século XVIII.

Uma produção do Lamusa (Laboratório de Música Antiga da UFPR), sob a coordenação de Silvana Scarinci, o concerto recebe a direção musical de Matheus Prust. Participam da apresentação os músicos: Viviane Kubo, soprano; Laura Ronái e Zélia Brandão, traverso barroco; Matheus Prust e Atli Ellendersen, violinos barrocos; André Tartas, viola da gamba; Thomas Jucksch, violoncelo barroco; Roger Burmester, guitarra barroca, Douglas Amrine, cravo; e Silvana Scarinci, teorba.

Grupo musical: LAMUSA
Local: Capela Nossa Senhora da Glória
Data: 21 de dezembro
Endereço: Rua João Gualberto, 565 – Alto da Glória, Curitiba
Horário: 19h30
Entrada franca
Gênero musical: Música barroca instrumental e vocal

Programa
I Parte
Jean-Baptiste Lully
Trio de la Chambre du Roy: Symphonie e Chaconne
Michel Lambert
Ma bergère est tendre et fidèle
Élisabeth-Jacquet de la Guerre:
Chaconne para cravo solo
Chaconne Les arbres rejoüis e Symphonie des Rossignol (Da Cantate L’isle de Délos)
Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
Sonate à huit

II Parte
Georg- Philipp Telemann
Quartuor de Paris em mi mineur
Concerto TWV 52:e2 Per 2 Flauti traversi, Calchedon, 2 violini, viola e basso