Ciência e Tecnologia

Laboratório de Mídias Digitais para Educação pesquisa troca de experiências de docentes da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     12 de maio de 2016 - 11h04

O Laboratório de Mídias Digitais para Educação (Labmid) convida professores da Universidade Federal do Paraná a participarem de pesquisa sobre fatores de sucesso no intercâmbio de experiências docentes de práticas e tecnologias educativas inovativas. A iniciativa integra o projeto de Iniciação Científica conduzido por Rafaela Wille de Aguiar, estudante do curso de Gestão da Informação, orientada pela professora Maria do Carmo Duarte Freitas, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi).

Intitulado “Espaço Virtual para Interação entre Professores”, o projeto pretende definir conceitos de colaboração e compartilhamento, investigar os fatores de sucesso e de fracasso na colaboração entre docentes e relacionar as características do portal de Recursos Educacionais Abertos (REA) da UFPR com aquelas necessárias a um ambiente de colaboração virtual.

Os resultados fornecerão subsídios sobre a prática colaborativa docente aos professores da UFPR e serão utilizados junto a outras discussões conduzidas no projeto “Políticas Estratégicas para o Estímulo ao Compartilhamento de Práticas e Recursos Educacionais Abertos em Repositórios Institucionais”, iniciativa da professora Duarte Freitas em seu pós-doutorado conduzido junto à Universidade de Málaga, na Espanha.

As informações coletadas no estudo são confidenciais. Apenas os membros do grupo de pesquisa têm conhecimento dos dados, não sendo capazes de identificar os participantes individualmente, o que garante o anonimato.

Para participar da pesquisa é preciso responder um questionário online. Segundo a aluna, as 20 questões podem ser respondidas em aproximadamente 12 minutos. Os interessados devem clicar neste link. O prazo de coleta dos dados encerra-se em 10 de julho de 2016.