Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de informática recruta participantes para investigar o uso de traços oculares como biometria

O Laboratório Visão, Robótica e Imagens (VRI) do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está recrutando integrantes para uma base de dados que vai investigar o uso de traços oculares como biometria. Para alimentar o acervo, os estudantes desenvolveram um aplicativo de smartphone.

O aplicativo foi elaborado pelo doutorando Luiz Antonio Zanlorensi e pelo bacharel Lucas Romanó, ambos da área de informática. O projeto é coordenado pelo professor David Menotti e foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPR.

A finalidade do acervo é a pesquisa científica em métodos computacionais aplicados à biometria ocular. Para os autores do trabalho, a disponibilização destes dados é de extrema importância para a comunidade científica, pois permite a reprodutibilidade de experimentos.

Os participantes deverão capturar as imagens da sua própria região ocular. A forma de captura provavelmente ocasionará imagens com ruídos. “Os ruídos, consequência dos ambientes em que os participantes estarão inseridos, serão causados por iluminação, reflexos, borrões, oclusões, distância da região ocular e câmera do smartphone”, explicam os estudantes salientando que a presença desses ruídos é importante e objeto do projeto.

As imagens chegarão ao servidor apenas com as informações sobre a câmera do smartphone, idade e sexo do participante, sendo permitido não declarar estes dados. A disponibilização desta base de dados para a comunidade científica será feita mediante a assinatura de um termo de compromisso de não divulgação das imagens e uso exclusivo para fins de pesquisa.

Os resultados esperados são a avaliação das metodologias existentes nesse novo acervo e a proposta de uma abordagem para reconhecimento ocular que não sofra degradação devido a imagens obtidas por diferentes câmeras e com uma grande quantidade de indivíduos. Será possível obter resultados sobre a investigação do impacto de diferentes texturas de íris e, principalmente, sobre o comportamento da escalabilidade nas modalidades de íris e periocular.

O aplicativo está disponível para download na Google Play, para sistema Android, e na Apple Store, sistema iOS.

 

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...