Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de experimentação avícola é inaugurado em Palotina

Um laboratório de experimentação avícola foi inaugurado na semana passada em Palotina, na Linha 5000, s/n, a cerca de 13 quilômetros da sede do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O espaço abrigará pesquisas na área de nutrição de frangos de corte, envolvendo testes de aditivos nutricionais, ingredientes alternativos, níveis nutricionais de aminoácidos, vitaminas e minerais, além de estudos de manejo e ambiência.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora da Universidade, Graciela Inês Bolzon de Muniz; o vice-prefeito de Palotina, Chico Brum; a diretora do Setor Palotina, Yara Moretto; o vice-diretor do Setor Palotina, Alessandro Jefferson Sato; o diretor da Fazenda Experimental, Laércio Augusto Pivetta; a coordenadora do Laboratório de Experimentação Avícola, Jovanir Inês Muller Fernandes.

Solenidade de inauguração contou com presença de autoridades. Fotos: Ray Garbelotti/UFPR
Solenidade de inauguração contou com presença de autoridades. Fotos: Ray Garbelotti/UFPR

O espaço tem área total de 890 metros quadrados construídos e conta com aviário experimental para preparo de rações experimentais, armazenamento de equipamentos e criação de aves, laboratório de coleta e rendimento de carcaça e dormitório. O investimento foi da iniciativa privada em parceria da UFPR com as empresas Adisseo Brasil, Novus do Brasil, Farmabase Saúde Animal e Phileo Lesaffre.

Espaço conta com aviário experimental para preparo de rações experimentais, armazenamento de equipamentos e criação de aves, além de laboratório de coleta e rendimento de carcaça e dormitório
Espaço conta com aviário experimental para preparo de rações experimentais, armazenamento de equipamentos e criação de aves, além de laboratório de coleta e rendimento de carcaça e dormitório

Para a coordenadora do Laboratório de Experimentação Avícola, Jovanir Inês Muller Fernandes, é vocação natural do Setor Palotina gerar ciência e conhecimento, além de tecnologia para o contínuo desenvolvimento da avicultura. “Além disso, essa parceria firmada entre a iniciativa privada e a Universidade permitirá o desenvolvimento de pesquisa em produtos e inovação tecnológica. Trará ainda para os nossos alunos de graduação e pós-graduação a oportunidade de interação com as empresas e o mercado de trabalho”, diz.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...
UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos
Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...