Ciência e Tecnologia

Laboratório de Ecologia e Conservação resgata tartaruga-cabeçuda

Superintendência de Comunicação Social     22 de outubro de 2019 - 7h49

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada para o atendimento de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta carreta) viva na praia central do município de Guaratuba no domingo (20).  A área foi isolada pela prefeitura para proteção do animal até que os profissionais chegassem ao local.

O diagnóstico inicial feito pela equipe veterinária do PMP-BS avaliou o animal como debilitado e pouco responsivo. No momento, a tartaruga-cabeçuda está no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos da UFPR, recebendo os primeiros medicamentos para estabilização de sua condição.

O LEC orienta que quem avistar uma tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada entre em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR monitora o Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.