UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR reabilita e devolve três bobos-pequenos à natureza

Nesta quarta-feira, três aves marinhas da espécie bobo-pequeno (Puffinus puffinus) foram devolvidas à natureza pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As aves foram encontradas debilitadas e passaram pelo processo de reabilitação com a equipe de especialistas da universidade. Segundo o LEC, são raras as oportunidades de sucesso no processo de reabilitação dessa espécie.

Confira o momento da soltura:

O bobo-pequeno é uma ave marinha migratória que tem suas colônias reprodutivas no hemisfério norte, em especial na região do Reino Unido, e anualmente se desloca até o hemisfério sul em busca de alimento. A fadiga pelo longo processo de migração e, possivelmente, a redução de fontes de alimento causada pela degradação dos ecossistemas  fragilizam a espécie e sua capacidade de resistência física. Apesar de não ser classificada como ameaçada de extinção, a tendência populacional da espécie não é conhecida, mas há diversos registros de impactos nas populações em diferentes regiões causadas por pescarias, óleo e outros contaminantes, perda de habitat e doenças emergentes.

Saiba mais sobre a migração de espécies marinhas:

https://ufpr.br/noticias/aguas-produtivas-do-litoral-paranaense-atraem-animais-marinhos-em-periodo-de-migracao/

Desde 2015, mais de 1300 indivíduos foram registrados encalhados nas praias do Paraná. Desses, muitos chegaram vivos mas foram a óbito em poucas horas após o atendimento, devido à fragilidades das condições a que estão submetidos. Mesmo os animais mortos são avaliados e diversos estudos procuram  entender as causas que levam  essas aves a óbito e buscar direções para ações futuras de manejo que possam ajudar na conservação da espécie e de outras aves marinhas migratórias.

Os animais são marcados para monitoramento por especialistas do mundo todo. Por muitos deles serem anilhados, é possível saber que alguns fazem o trajeto migratório em 60 dias.

A UFPR realiza esse trabalho por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e fortalece outros mecanismos de incentivo à ciência oceânica e de construção de diálogos na busca de soluções para a conservação da biodiversidade marinha. Ao avistar aves, mamíferos ou tartarugas marinhas encalhadas, entre em contato com o PMP-BS pelo 0800-6423341.

Projeto de Monitoramento

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.  O Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR monitora e avalia os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

Década do Oceano

Sugestões

UFPR recebe presidente da Fiocruz para aula magna sobre gestão pública 
Para marcar o início no ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/4P) da...
UFPR lamenta falecimento da professora aposentada Imara Teresa Milhoretto
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Imara Teresa...
UFPR é indicada em prêmio nacional de comunicação pública
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social...
Fachada do HC se ilumina nesta semana em prol do Dia Mundial do Rim
Este ano com a temática: “Saúde dos rins: Exame de creatinina para todos” O Dia Mundial do Rim tem...