Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR atende lobo-marinho encalhado em Pontal do Sul

Superintendência de Comunicação Social     5 de setembro de 2019 - 10h14

Na última semana, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atendeu, dentre diversas ocorrências de animais marinhos encalhados nas praias da região de Pontal do Sul – em Pontal do Paraná –, um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) vivo. O animal foi avistado descansando durante o monitoramento diário realizado pelos profissionais, que o identificaram como um macho juvenil aparentemente magro.

Fotos: Divulgação LEC

O procedimento comum da equipe do LEC, ao avistar animais em descanso na zona de praia, é apenas identificar, monitorar o comportamento e marcá-los com a descoloração dos pelos. Entretanto, quando eles estão em aparente debilitação ou magros, como no caso desse lobo-marinho, é iniciada uma avaliação de saúde que requer uma série de exames realizados por equipe especializada.

Segundo os profissionais, além de coleta de amostras de sangue para análise de potenciais patologias, é feita a microchipagem e a descoloração do pelo para facilitar o reconhecimento e o monitoramento do indivíduo. Se os exames indicarem um estado de saúde preocupante, os especialistas passam a tratá-lo em campo ou levam-no para o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde da UFPR. Se, assim como o lobo-marinho, o animal estiver bem, ele é liberado e monitorado por meio de identificação visual.

Apesar de o LEC monitorar diariamente as praias dessa região litorânea do Paraná e estar atento a outras ocorrências de animais marinhos encalhados, se alguém avistar lobos ou leões-marinhos, focas, baleias, golfinhos, tartarugas ou aves marinhas mortas ou debilitadas, deve entrar em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.

Projeto de Monitoramento

O controle da região faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzida pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC UFPR monitora o Trecho 6, que compreende os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR