Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Labmóvel da UFPR Litoral recebe elogios do Instituto de Estratégias Ambientais Globais

Superintendência de Comunicação Social     27 de março de 2018 - 15h49

A equipe do IGES se reuniu com representantes do Setor Litoral da UFPR e da Prefeitura de Paranaguá para apresentar os resultados do primeiro ano de aplicação do projeto. Imagem: Setor Litoral.

A participação da UFPR Litoral, por meio do Labmóvel, recebeu elogios da equipe do Instituto de Estratégias Ambientais Globais (Institute for Global Environmental Strategies – IGES). Há um ano, o IGES, em parceria com o Programa Labmóvel da UFPR Setor Litoral e o apoio da Nasa (Agencia Espacial Norte-Americana), iniciou no Litoral do Paraná as ações do projeto GO Mosquito.

Nele, alunos de vários colégios da região receberam um kit para desenvolver o trabalho. Os professores foram capacitados se comprometeram a coletar dados, com seus estudantes, sobre a larva de mosquito a cada 15 dias, durante 5 meses, utilizando um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Nasa.

Inseridos nessa ação colaborativa, professores e estudantes do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, desenvolveram o projeto A influência de fertilizantes e grãos no desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti na cidade de Paranaguá, que ficou em primeiro lugar na Feira de Ciências promovia pelo IGES.

O experimento demostrou que as larvas em uma solução que continha componentes de fosfato e soja apresentaram alterações no quinto dia, atingindo por completo seu estágio de larva. Enquanto a solução que continha apenas água e os ovos teve sua transição apenas no oitavo dia. O que pode evidenciar que há uma grande influência da presença de fertilizantes e grãos no desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Premiação

A equipe do IGES esteve em Paranaguá para premiar os projetos vencedores da Feira e se reunir com o prefeito Marcelo Roque. Estiveram presentes a diretora do IGES, Dra. Russanne Low, e a vice-diretora do projeto, Renée Codsi, juntamente com o diretor do Setor Litoral da UFPR, Renato Bochicchio, e o coordenador do Programa de Extensão Labmóvel, Rodrigo Reis. O objetivo do encontro, além de apresentar os resultados do primeiro ano de aplicação do projeto, foi ressaltar a necessidade do apoio da prefeitura para a continuidade do mesmo.

“Vocês têm uma pedagogia holística que olha o entorno. Estou muito impressionada com essa cultura, com esse trabalho”, declarou Russane. Para ela, o foco de atuação da UFPR no litoral é forte e representativo. Vemos que os estudantes envolvidos no Labmovel são capazes de planejar e pesquisar, não ficam apenas nas discussões teóricas. “Conseguimos replicar o projeto em outros países, como Vietnã e Togo, graças ao sucesso que tivermos aqui”, continuou Russane.

No Brasil, além do litoral do Paraná, o projeto está sendo aplicado na cidade do Rio de Janeiro e em São José dos Campos (SP), e começará a ser desenvolvido em Natal (RN) e Salvador (BA). Ele ainda está presente no Peru e no Paraguai.

Novas perspectivas

A equipe do projeto Globe esteve na UFPR Setor Litoral para ministrar mais um workshop sobre a metodologia de pesquisa do projeto. No período da tarde, o professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica, representando o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), apresentou projetos como um fotobiorelator e um sistema portátil chamado de B1K3 LAB – uim laboratório móvel que pode ser instalados em bicicletas ou automóveis para mensurar a qualidade do ar e da água. A proposta do NPDEAS, em parceria com o Labmovel, é iniciar a experiência instalando o equipamento em um ônibus laboratório que circula no litoral do Paraná e posteriormente, em conjunto com o Globe, levá-lo para as escolas que integram o projeto no litoral.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR