Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática premia trabalhos nesta sexta

A quarta edição da “J3M: Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática” encerra as atividades nesta sexta-feira (9), com a cerimônia de premiação de 22 projetos que se destacaram. A solenidade acontece a partir das 18h30, no auditório superior do prédio de Engenharia Química, no Centro Politécnico.

Durante quatro dias de evento, acadêmicos da UFPR, UTFPR, UFSC, UEPG, UEM, entre outras universidades, apresentaram cerca de 70 trabalhos para 11 bancas especializadas, formadas por docentes de várias instituições de ensino. As áreas contempladas são Álgebra, Análise Matemática, Análise Numérica, Educação Matemática, Geometria, Otimização e Topologia.

A J3M é organizada por alunos que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática da UFPR. O evento de iniciação científica incentiva o intercâmbio de ideias para que o maior número de estudantes possa ter contato com pesquisas e pessoas de diversas instituições.

“Nesta edição, tivemos a participação expressiva de alunos de outras universidades. A J3M consolida a UFPR no papel de polo regional de Matemática, na área de Ciências Exatas. Os estudantes participam, aprendem e levam a ideia do evento para outras instituições”, avalia o chefe do departamento de Matemática da UFPR, professor José Carlos Eidam.

Ainda de acordo com Eidam, a organização do evento planeja mudanças para o próximo ano, em função da ampliação da Jornada.

Acesse o livro virtual de resumos da 4° Edição da J3M.

Atividades J3M

Além da apresentação de trabalhos, ao longo da semana, os estudantes acompanharam palestras com o professor Edson Ribeiro Álvares, sobre os matemáticos “Grothendieck e Bourbaki”; e com a youtuber e “matemaníaca” Julia Jaccoud, que abordou “Matemática: da formação à divulgação”.

Antes da cerimônia de premiação, nesta sexta-feira (9), a professora Elisângela de Campos, coordenadora do curso de Matemática da UFPR, ministra a palestra “Qual profissional de Licenciatura em Matemática da UFPR forma?”. A atividade tem início às 17h30 e as inscrições são realizadas no local.

O projeto Matematicativa também ofereceu minicursos de Introdução ao LaTeX e Geogebra – dois programas utilizados pelos alunos – na J3M. Os minicursos foram ministrados pelas docentes Ximena Mujica e Paula Couto.

Experiência

Com o título “O Teorema de Lindemann e a Transcendência de ‘e’ e pi”, o trabalho apresentado por Gabriel Cordeiro Chileider na área de Álgebra tem como referência o livro “Teoria dos Números Transcendentes”. O estudante do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da UFPR participa da J3M pela segunda vez.

“Neste ano foi mais tranquilo por ter uma experiência de como funciona a Jornada. Considero um evento bem útil e que traz apresentações riquíssimas em conhecimento matemático, às vezes, trabalhos preparados durante um ano. É um ambiente bom também para quem quer um caminho na matemática e ideias para trabalhos de conclusão de curso”, exemplifica Gabriel.

A preparação para as apresentações, também é apontada pelo estudante como um fator positivo do evento. “A banca avalia os pontos principais do trabalho, desenvoltura, pôster e até comenta o que está bom ou o que pode melhorar. Se eu for premiado fico feliz, pois foi um trabalho duro, caso não consiga também estou satisfeito já que cumpri o meu principal objetivo”.

Participar da organização do evento também rende aprendizado. Bianca Elena Wiltuschnig, estudante do terceiro ano do curso de Matemática da UFPR, integra pela terceira vez a equipe da J3M. Ela conta que apesar do grande número de atividades, é possível acompanhar os debates. “Aprendemos muito com o evento, seja organizando ou assistindo às apresentações. O tutor do PET, professor José Carlos Eidam, também nos ajuda bastante, é uma boa experiência”, afirma.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...