Extensão e Cultura

ITCP orienta trabalhadores rurais sobre medidas de isolamento social e fornecimento de alimentos a estudantes

Superintendência de Comunicação Social     3 de abril de 2020 - 18h00

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) está auxiliando produtores rurais a continuarem comercializando seus produtos em meio à crise causada pela COVID-19, além de oferecer orientações sobre as medidas de isolamento social na busca por conter a disseminação da doença.

Visita em 2017 da ITCP para orientação de produtores rurais no Vale do Ribeira – foto:arquivo

O serviço atende principalmente cooperativas e associações que entregam produtos para a alimentação escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Apesar das aulas estarem suspensas, um projeto do Senado, aprovado na segunda-feira (30), em sessão virtual, autorizou o envio direto das merendas escolares para os pais de alunos matriculados nas escolas públicas atendidas.

O contato é feito principalmente via Whatsapp, mas também por e-mail e por telefone, seguindo as recomendações de isolamento social. Segundo o coordenador da ITCP, Sandro Miguel Mendes, as ações atingem projetos no Vale do Ribeira, no Litoral do Paraná e no município de São José dos Pinhas, Região Metropolitana de Curitiba.

A ação também tem oferecido informações a produtores de Angola, por meio da Rede Ambiental Mayombe, que mantém um acordo de cooperação com a ITCP.

“Neste momento de crise, a UFPR demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a comunidade, auxiliando, por meio da ITCP, o trabalho do agricultor familiar e dando suporte à continuidade da produção de alimentos e distribuição destes à população”, comentou Mendes.

A ITCP é um Programa de Extensão vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) que trabalha para auxiliar a formação e administração de cooperativas e associações de trabalhadores, especialmente no meio rural.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus