Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Italiano Carlo Vezzoli recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPR

Agradeço essa homenagem por todas as décadas de trabalho em pesquisa e na educação. Nunca imaginei que um dia como esse chegaria”, disse o mais novo Doutor Honoris Causa da UFPR. Imagem: Reprodução Youtube Cerimonial UFPR.

O professor Carlo Vezzoli, da Escola de Design do Politecnico di Milano – na Itália, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná durante sessão solene do Conselho Universitário realizada nessa quinta-feira, 23 de setembro. O título é a distinção máxima outorgada pela universidade a pessoas reconhecidas por contribuições intelectuais, acadêmicas e científicas.

Vezzoli é referência mundial em design para a sustentabilidade ambiental e social e é coordenador mundial da Learning Network on Sustainability (LeNS), rede que congrega cerca de 140 instituições do planeta. “A carreira do professor Vezzoli tem sido bastante prolífica na produção de livros e conteúdos didáticos de alta qualidade, que têm provocado alterações nos projetos de produtos, serviços e sistemas em todos os continentes. (…) A busca pela sustentabilidade requer não somente de pesquisas ousadas, de alta qualidade e inovadoras, mas também a necessidade consistência de nossas ações cotidianas”, declarou o chefe do Centro de Pesquisa de Design e Sustentabilidade da UFPR e autor da proposta de homenagem, professor Aguinaldo dos Santos.

Cerimônia

A cerimônia foi realizada simultaneamente no Brasil e na Itália, com transmissão pelo canal do Cerimonial da UFPR no Youtube. Foto: Marcos Solivan/ Sucom/UFPR.

A cerimônia foi realizada simultaneamente no Politecnico di Milano e na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria da UFPR. A transmissão deu-se pelo canal do Cerimonial da UFPR no Youtube, acompanhada por convidados no Brasil e na Itália, de onde discursou o professor homenageado. “Essa é uma grande honra para a minha vida profissional e estou muito contente em recebê-la. (…) Agradeço essa homenagem por todas as décadas de trabalho em pesquisa e na educação. Nunca imaginei que um dia como esse chegaria”, agradeceu o professor Vezzoli.

A cerimônia contou com tradução simultânea de André de Macedo Duarte e Bruna Negrelli de Andrade.  Foto: Marcos Solivan/ Sucom/UFPR.

Durante o evento, a chefe do Setor de Artes, Comunicação e Design (SADOD), professora Regiane Ribeiro, recordou um discurso de Paulo Freire, o intelectual brasileiro mais homenageado com títulos de Doutor Honoris Causa e que completou centenário nessa semana. “‘É uma coisa interessante de quando falava do Honoris Causa, me via na condição de ouvinte do discurso sobre mim. (…) Eu sempre digo que essa experiência de reconhecimento, esse ouvir obrigado por estar vivo – que ouço nas ruas, nas universidades e nas associações populares – essa coisa, não faz mal a ninguém’. Então, professor Carlo Vezzoli, eu imagino que o senhor possa e deva também se sentir assim: sujeito de uma história com a UFPR, sujeito de uma história viva e capaz de ouvir de todos nós um obrigada por tudo que realizou”, disse.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, agradeceu o professor Vezzoli pela contribuição acadêmica e destacou a satisfação da universidade em conter no grêmio de doutores essa personalidade importante pela produção científica e pela solidariedade.  Durante o discurso de encerramento da solenidade, o reitor relembrou o intelectual italiano Umberto Eco e sua reflexão sobre os regimes autoritários, que têm como constante o ódio à inteligência, aos cientistas e à universidade. “Eu entendo que em um momento em que as universidades possam ser eventualmente questionadas – como acontece hoje no contexto brasileiro – celebrar essas pontes, esses diálogos, essas competência e excelência na produção científica (…), eleva também a própria universidade. É um momento em que reafirmamos para fora do país e no contexto brasileiro a relevância, a imprescindibilidade e a função insubstituível da universidade”, defendeu.

Participaram da cerimônia o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz, o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, a reitora da Escola de Design do Politécnico de Milão, Luisa Collina, a diretora do SACOD, Regiane Regina Ribeiro, o chefe do Departamento de Design do Politecnico di Milano, Alessandro Deserti, a chefe do Departamento de Design da UFPR, Gheysa Caroline Prado, o decano do Departamento de Design da UFPR, Aguinaldo dos Santos. Os convidados brasileiros participaram de forma remota e os italianos presencialmente, no Politecnico di Milano, e remotamente.

Homenagem

O professor Vezzoli também atuou como parceiro no convênio entre a UFPR e o Politecnico di Milano. Foto: Marcos Solivan/ Sucom/UFPR.

A proposta de homenagem foi apresentada pelo Departamento de Design do Setor de Artes, Comunicação e Design (SADOD). O pedido foi aprovado por unanimidade de votos pela comissão do Conselho Universitário formada pelos conselheiros Lígia Negri, Odisséa Boaventura de Oliveira e Sérgio Said Staut Júnior.

De acordo com a professora Gheysa Caroline Prado, a proposição reconhece a contribuição do professor Vezzoli no avanço do conhecimento do Design para a Sustentabilidade no âmbito internacional. “O professor Carlo Vezzoli tem sido parceiro instrumental da instituição como um todo, mas ao departamento, especificamente, na operação dos intercâmbios tanto no âmbito da graduação como pós-graduação no convênio entre a UFPR e o Politecnico di Milano”, ressalta.

Crédito da foto de capa: Marcos Solivan/ Sucom/UFPR.

 

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...