Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Internacionalização forma cidadãos globais na construção de nosso novo mundo”, diz professor do México na UFPR

Thomas Martin Buntru é professor da Universidade de Monterrey (Udem), do México, onde também atua na área de internacionalização. Nesta semana esteve na Universidade Federal do Paraná (UFPR) para ministrar conferência sobre o assunto durante o I Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) da UFPR. No evento que ocorreu no Campus Rebouças, Buntru abordou a internacionalização nas universidades e atuação e plano estratégico da Udem nesse sentido.

Em entrevista ao portal UFPR, o professor do México falou sobre o cenário da internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão e caminhos possíveis e estratégicos num mundo globalizado. Confira abaixo.

Qual é a importância da internacionalização em um processo mais amplo de pesquisa nas universidades? E a discussão nesse seminário?

Thomas Martin Buntru – A importância está no contexto da globalização em que vivemos, que é um processo sem volta. É nossa obrigação, como instituições educacionais, preparar nossos alunos para este mundo globalizado e, óbvio, para a internacionalização da universidade neste contexto. Por um lado fornecer as ferramentas para se comunicar nesse ambiente globalizado, mas também para analisar a globalização em termos políticos, econômicos, intelectuais, culturais e acadêmicos.

Professor do México, Thomas Martin Buntru abordou internacionalização nas universidades durante seminário sobre a temática na UFPR. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Como você avalia esse contexto da internacionalização da pesquisa hoje? Qual é o cenário?

TMB – Curiosamente, acho que as tarefas da universidade são de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que a pesquisa é o ramo mais internacionalizado por natureza. Os pesquisadores sempre cruzaram fronteiras e estiveram em contato com colegas de outras partes do mundo. Eu acredito que é mais importante concentrar esforços na internacionalização do ensino e da extensão. Não quero menosprezar a importância da internacionalização da pesquisa, mas se olharmos para as universidades historicamente, a pesquisa é o ramo que sempre foi internacionalizado antes que o conceito de globalização exista.

O que precisa ser feito para fortalecer não só a pesquisa, mas principalmente essa questão da extensão e do ensino?

TMB – Acredito que a chave é institucionalizar a internacionalização nas universidades. Isso é alcançado através do desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização, que contam com o apoio das altas autoridades das universidades, mas ao mesmo tempo sejam processos transversais e inclusivos. Toda a comunidade acadêmica, estudantes, órgãos acadêmicos e administrativos, precisa ser incluída para que todos tenham em mente a importância da internacionalização e a realizem e vivam dentro da instituição.

Qual é a contribuição social dessa internacionalização não só da pesquisa, mas também do ensino e da extensão?

TMB – Acredito que o resultado final deveríamos ver em nossos estudantes e egressos. Afinal, todo o nosso trabalho está focado na transferência de conhecimento para que nossos alunos sejam pessoas plenas e profissionais com êxito no nosso século 21, porque precisam desenvolver-se em um mundo cada vez menor devido à importância das novas tecnologias tanto de transporte quanto de comunicação. Acredito que o impacto social refletirá em pessoas e profissionais mais capacitados de serem cidadãos globais para participar ativamente na construção de nosso novo mundo.

Clique aqui e leia matéria sobre a abertura do I Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) da UFPR.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...