Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inteligência Esportiva pesquisa a Gestão do Esporte em Estados e Municípios

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério da Cidadania, pretende conhecer a realidade esportiva nos estados e municípios brasileiros e contribuir no desenvolvimento de políticas públicas para o setorPara isso, a equipe criou o instrumento de pesquisa “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” (GEEM). 

Para que os mais de 5 mil municípios possam participar da pesquisa, o IPIE assina termos de cooperação com os estados, para capacitar os gestores e fazer o levantamento dos dados. Já aderiram ao projeto, ou estão em negociação avançada, os estados do Paraná, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Roraima e Alagoas.  

Até o momento, cerca de 450 cidades já responderam as mais de 300 perguntas do questionário. Uma equipe de 12 alunos de graduação, pós-graduandos e professores da UFPR faz o treinamento para qualificar os governos estaduais e orientar os municípios no preenchimento dos dados. “Com isso vamos construir uma rede de consolidação e formulação das políticas públicas de esporte do país, subsidiando os municípios para fazerem a sua política municipal de Esporte”, explica o coordenador do IPIE, professor Fernando Marinho Mezzadri. 

Com os questionários respondidos, será possível visualizar como são caracterizadas as entidades responsáveis pelo esporte nos municípios (se são secretarias, departamentos ou fundações); qual modalidade olímpica é mais ofertada nas estruturas existentes ou o índice de participação popular, entre outros dados. Por exemplo, dos municípios que já responderam a pesquisa, apenas 20% possui conselhos municipais de esporte.   

A ideia é que, a partir dos dados coletados, o instituto auxilie os estados e municípios na construção de suas próprias políticas com base no contexto de cada localidade. Essa segunda fase do projeto está sendo desenvolvida na cidade de Mariana, Minas Gerais. O município já forneceu os dados e agora o IPIE, a partir de uma metodologia definida, auxilia na elaboração do Sistema Municipal de Esporte. Depois de aplicado naquela cidadeo sistema poderá ser adaptado a outros municípios, de acordo com a necessidade e as características de cada um. A equipe espera que até o final de 2020, o mapeamento chegue a 20% dos municípios brasileiros.   

O instrumento de pesquisa GEEM aborda diversos aspectos da gestão esportiva nos municípios. Clique para ampliar

 

Para Mezzadri, a universidade pode contribuir no embasamento científico necessário para que a construção das políticas de esporte se dê da forma mais efetiva. “Pensar em política pública é pensar no desenvolvimento da nossa sociedade. Só se constroi uma política, pensando no diagnóstico, planejamento, implementação e na avaliação”.  

Os dados já coletados estarão disponíveis em breve na página do instituto. 

Sobre o IPIE 

O Instituto de pesquisa Inteligência Esportiva é uma ação do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPRInstituto foi aprovado em 2019 com o objetivo de produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte de alto rendimento no Brasil e analisar as políticas públicas para a área 

Hoje o IPIE possui o maior banco de dados sobre o esporte no Brasil, com registros de mais de 67 mil atletas, de 7 mil instituições, da governança nas entidades, da produção acadêmica nacional e de dados históricos das modalidades esportivas. A esse conjunto, se junta o projeto GEEM, contribuindo com pesquisadores, gestores e profissionais do esporte que poderão compreender melhor as suas atividades. 

Por João Cubas

 

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...