Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Integrantes da UFPR/ITTI participam de mesas de trabalho sobre Hidrovia Paraguai-Paraná em evento internacional

Superintendência de Comunicação Social     22 de junho de 2016 - 14h42

O “1º Encontro de Comércio e Logística para impulsionar o desenvolvimento da produção no âmbito da Hidrovia Paraná-Paraguai”, realizado em Rosário, na Argentina, no final da última semana, reuniu autoridades e especialistas do setor aquaviário de diversos países, entre eles representantes da Universidade Federal do Paraná para debater o melhor aproveitamento da Hidrovia pelos países do Cone Sul.

O evento, realizado em dois dias, foi dividido em mesas de trabalho com o objetivo de facilitar a abordagem dos temas propostos e contou com moderadores com expertise nos assuntos debatidos. O superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), Eduardo Ratton, foi um dos palestrantes e moderador da primeira mesa, que teve como tema “Produção, comércio e cargas. Alternativas para o desenvolvimento comercial”.

O advogado Ruy Zibetti, relações institucionais da UFPR/ITTI, representou a Universidade na terceira mesa de trabalho que debateu “Alianças de entidades empresariais para o desenvolvimento da produção e o comércio regional. Criação de um Observatório da Hidrovia Paraguai-Paraná”.

Com base nas exposições e debates, cada mesa de trabalho elaborou recomendações sobre o tema tratado e que foram reunidas em um documento oficial do evento. “Foram discussões técnicas bem práticas, como a análise das barreiras protecionistas e fitossanitárias dos países, a necessidade de troca e atualização das informações sobre a situação da malha hidroviária, a segurança de navegação para reduzir acidentes e a legislação para definição dos comboios-tipos, por exemplo”, comenta Ratton.

 

Universidade

Outro ponto discutido foi a criação de Centro de Treinamento relacionado com a Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP) para formação de corpo técnico especializado, o que segundo Ratton seria muito importante para todos os países se preparem de maneira uniforme para atuar na HPP. Para o superintendente do ITTI, a UFPR pode ter um papel de destaque caso a iniciativa seja colocada em prática. “Fomos a única universidade a participar do evento e há muito tempo estamos envolvidos no debate das hidrovias como modal capaz de promover a integração e o desenvolvimento dos países sul-americanos. Além disso, temos conhecimento acadêmico e técnico para integrar a iniciativa”, ressalta o professor.

 

Observatório

Os participantes sugeriram ainda a criação de um Observatório da Hidrovia Paraguai-Paraná, nos mesmos moldes que já existem em países como Espanha e Colômbia, para o debate de questões técnicas e compartilhamento de informações de caráter científico para facilitar a tomada de decisão pelos países que utilizam a HPP, assim como para colaborar na elaboração de políticas públicas voltadas ao setor. As universidades teriam papel central no projeto. “Para nós seria mais uma iniciativa excelente, porque é mais uma oportunidade de participarmos enquanto universidade e a troca de conhecimento seria incalculável para incentivar e difundir as vantagens da modalidade do transporte hidroviário”, salienta Ratton.

 

Encontro

O encontro foi organizado pela Câmara de Comércio de Rosário com financiamento da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e patrocinado pela PIANC e ENAPRO e tem como objetivo fomentar o uso da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), promover a integração do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai e incentivar o desenvolvimento desses países por meio da intensificação do uso da Hidrovia.

O próximo encontro deve ser realizado no Brasil, mas ainda não há data definida.

 

Por Assessoria de Comunicação / ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR