Extensão e Cultura

Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR produz vídeos educativos para prevenção da covid-19

Superintendência de Comunicação Social     7 de maio de 2020 - 11h00

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR que atuam na gestão ambiental da BR-135/BA/MG produziram dois vídeos educativos para a prevenção do novo coronavírus. O público-alvo da campanha são a comunidade dos municípios de Cocos e Coribe, na Bahia, e os trabalhadores das obras de pavimentação e ampliação da rodovia federal.

Um dos vídeos é destinado a crianças que vivem nos arredores do trecho em obras da BR. Os motivos para manter o distanciamento social e ficar em casa e a importância de lavar as mãos são explicados de forma lúdica em aproximadamente quatro minutos.

O material gravado para os trabalhadores das obras reforça as recomendações dos órgãos de saúde e alerta para os grupos de risco. As crianças e os adultos participam mensalmente de atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) do ITTI.

Os profissionais realizam a gestão ambiental da rodovia desde 2016. A equipe é formada por pesquisadores das áreas de engenharia civil, ciências biológicas, engenharia ambiental e comunicação social. O trabalho é desenvolvido por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A obra compreende o trecho entre Barreiras, na Bahia, e Manga, em Minas Gerais. A BR-135 é uma estrada de 2.657 quilômetros que liga São Luís, no Maranhão, à mineira Belo Horizonte.

Acesse mais informações e assista aos vídeos aqui.

A equipe do ITTI da UFPR produziu, também, um vídeo com orientações para todos os trabalhadores que atuam em serviços essenciais e utilizam o transporte coletivo para se deslocar durante a pandemia.

ITTI

Criado em 2009, o Instituto tem a missão de promover o desenvolvimento tecnológico e científico por meio da pesquisa e da extensão, com a atuação em empreendimentos de infraestrutura de transportes. Os projetos contemplam aspectos relacionados à gestão territorial e questões socioambientais, como o uso de recursos naturais.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus