UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Instituto Tecnológico da UFPR apresenta proposta para diminuir atropelamento de animais na BR 262 (MS)

Pesquisador retira animal atropelado na BR 282. Foto: arquivo ITTI

A Proposta de implantar sinalização para proteger a fauna, feita pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) será apresentada neste mês em Brasília no Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Este é um dos 13 programas de gestão ambiental da revitalização da BR 262, num trecho de 284 quilômetros entre Corumbá e Anastácio, Mato Grosso do Sul.

A partir do monitoramento semanal do atropelamento de animais, foram identificados alguns trechos com maior ocorrência de atropelamentos. Com base nestes resultados, a proposta de dispositivos de proteção à Fauna inclui implantação de radares para controle de velocidade, colocação de telas nos trechos mais críticos e corte da vegetação densa próxima à rodovia, que prejudica a visibilidade do motorista.

O controle dos atropelamentos foi realizado semanalmente, percorrendo a 60km/h todo o trecho entre as duas cidades, durante um ano. Foram encontrados 610 animais mortos, sendo 427 mamíferos, 140 répteis e 43 aves. Com as medidas propostas pela equipe do ITTI-UFPR, a expectativa é que esses acidentes diminuam.

De acordo com Marcela Sobanski, bióloga e coordenadora do Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna no ITTI-UFPR, estudos realizados em outros países apontam redução de 38% dos atropelamentos com o corte da vegetação próxima à rodovia e 87% com a implantação das telas. O estudo envolveu professores e estudantes de diversas áreas da UFPR e ainda não há data para a implantação das medidas sugeridas.

Texto feito com Informações da Assessoria de Imprensa do ITTI.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...