Extensão e Cultura

Instituições oficializam parceria para criação do Corredor Cultural idealizado pela UFPR

Jaqueline Carrara     30 de março de 2015 - 12h12

10495980_10202201315418663_786906880277907982_o

Prédio histórico na Praça Santos Andrade passaria a integrar Corredor Cultural com mais opções voltadas à diversidade cultural e social – FOTO: Marcos Solivan

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Círculo de Estudos Bandeirantes (PUCPR), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Fundação Cultural de Curitiba, Centro Cultural Teatro Guaíra e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) estão juntos para concretizar a ideia lançada pela UFPR de implantação de um Corredor Cultural no centro de Curitiba. O Protocolo de Intenções será assinado pelas entidades na próxima segunda-feira (30), às 18h, no Círculo de Estudos Bandeirantes. Outras instituições ainda são aguardadas para se juntarem à iniciativa.

Com o documento, o objetivo é oficializar o envolvimento de instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. O interesse de desenvolver ações articuladas começou na UFPR e aos poucos foi ganhando reforço de parceiros com o mesmo propósito de agregar seus ambientes em busca de maior socialização, educação e difusão da arte.

Na prática, o Corredor Cultural formará um perímetro – entre o Paço da Liberdade e o Complexo da Reitoria da UFPR, com todos os ambientes das instituições envolvidas – revitalizando estruturas existentes e mesmo instalando novos aparatos (teatro, cinema, museu, cafés). Assim, atividades culturais poderão se integrar; obras terão chance de intercâmbio entre instituições; o espaço aberto à população e aos artistas paranaenses para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre tantas possibilidades, será multiplicado; a cooperação com o turismo cultural de Curitiba contribuirá para maior desenvolvimento econômico e melhoria das condições sociais da região; além de novas oportunidades que surgirão para interação entre a Academia e as comunidades.

História

PrintNa mesma noite de conquistas para o Corredor Cultural, será inaugurada a exposição “Rubens Meister – Ícone da Modernidade no Paraná”. A ocasião não poderia ter melhor momento de realização, visto que o arquiteto e professor na UFPR foi o responsável pelo projeto do Teatro Guaíra, um dos símbolos culturais do Estado, além de arquiteturas clássicas do Movimento Moderno, como o Palácio 29 de Março, a sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o edifício Barão do Rio Branco, o prédio da Caixa Econômica Federal na Praça Carlos Gomes, o auditório da Reitoria e o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná – inspirado no Illinois Institute Of Technology (IIT), projetado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, em Chicago (EUA), entre os anos de 1939 e 1958.

Descendente de suíços, Rubens Meister nasceu em Botocatu (SP), em 1922. Criou-se em Curitiba e faleceu, em 2009, nesta cidade.

A exposição ficará aberta ao público de 30 de março até 22 de maio de 2015, nas dependências do Círculo de Estudos Bandeirantes, das 9h às 17h. A responsável pela mostra é a professora da UFPR, Maria Lambros Comninos.

Corredor Cultural – Assinatura de Protocolo de Intenções
Data: 30 de março
Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (Rua XV de Novembro, 1050)

Exposição “Rubens Meister – Ícone da Modernidade no Paraná”