+ UFPR

Instalação da Procuradoria Federal na UFPR completa 30 anos

Superintendência de Comunicação Social     31 de outubro de 2018 - 8h10

Foto: Marcos Solivan

A UFPR comemorou, nesta terça-feira (30), os 30 anos de instalação da Procuradoria Federal na Universidade Federal do Paraná. A solenidade reuniu procuradores em exercício e aposentados, convidados e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz.

A Procuradora Federal junto à UFPR, Rosângela da Piedade Bentivoglio dos Santos, está entre os profissionais que iniciaram as atividades frente a Procuradoria na UFPR há três décadas. “Em 1988, houve um grande reenquadramento nas universidades públicas e, nós, funcionários que tínhamos qualificação, fomos convocados para tomar posse no cargo de procuradores”, conta. Além de Rosângela, outros três procuradores empossados na época ainda estão em exercício, dois deles na Procuradoria Federal no estado do Paraná: Fernanda Ricciarelli e Benedito Gomes Barboza.

Já o procurador João Augusto Fleury Rocha, que também permanece em exercício, foi o responsável pela instalação da Procuradoria na universidade. “Eu já era procurador de carreira na UFPR e ofertamos um projeto para o então reitor Salamoni e implantamos a Procuradoria com os advogados que já eram servidores da UFPR”, relata.

De acordo com Fleury, a Procuradoria possibilitou a implantação do escritório modelo do curso de Direito. “O escritório precisava de advogados. Após a instalação da Procuradoria, conseguimos implementar o escritório modelo da Faculdade de Direito, primeiro das universidades públicas em 1989”.

A vice-reitoria Graciela Bolzón de Muniz ressaltou a importância do trabalho da procuradoria e parabenizou a equipe. “Esse é um momento muito importante, resultado de uma bela história. Temos que comemorar a experiência de 30 anos, a conquista desse grupo que tanto nos orgulha”.

A solenidade de comemoração também contou com a presença do chefe da Procuradoria Federal do estado do Paraná, Marcelo Alberto Gorski Borges e do chefe da Procuradoria Federal na Universidade Federal do Paraná, Tiago Alves da Mota.