Extensão e Cultura

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR oferece cursos a distância; inscrições começam dia 13/09

Superintendência de Comunicação Social     10 de setembro de 2021 - 11h08

Na próxima segunda-feira (13), começa o período de inscrições para os cursos extensivos a distância do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são on-line pelo Sistema de Gestão Acadêmica do Celin (Siga-Celin) e dependem da disponibilidade de vagas para as turmas.

Onze cursos serão ofertados na modalidade neste semestre: Alemão, Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Grego, Português como Língua Estrangeira, Polonês e Redação em Língua Portuguesa. Confira o calendário completo.

As aulas serão ministradas durante 13 semanas, de 20 de setembro a 17 de dezembro, com carga horária de 60 horas-aula. Uma parte de todos os cursos será assíncrona, isto é, ministrada sem interação em tempo real entre docente e alunos.

Novos estudantes precisam fazer um pré-cadastro via Siga – e depois validá-lo, para ter acesso ao sistema. Para esse grupo, as inscrições são de 15 a 24 de setembro. Para quem já estuda no Celin, o período é de 13 a 24 de setembro.

O Celin é um órgão suplementar de extensão do Setor de Ciências Humanas da UFPR. Foto: Samira Chami Neves

Uma característica do Celin é a variedade dos cursos de línguas ofertados. Os que integram o programa são: Alemão, Árabe, Chinês, Espanhol, Esperanto, Francês, Grego Antigo, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Polonês, Português como Língua Estrangeira, Redação em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de textos acadêmicos, Russo e Ucraniano.

O Celin, espaço destinado a práticas da formação de estudantes de Letras, oferta cursos às comunidades interna e externa da UFPR. De acordo com a direção, antes da pandemia de Covid-19, o Centro atendia, em média, 3 mil estudantes por ano.

Para conhecer as predileções e compreender a disponibilidade de agenda dos interessados no aprendizado de línguas a distância, o Celin promove, desde junho, uma pesquisa para configurar os cursos e os horários disponibilizados.

Os interessados em ingressar em turmas intermediárias ou avançadas podem realizar teste de nivelamento on-line, conforme instruções que serão repassadas para cada curso.

O investimento é de R$ 950,00 para a comunidade externa, o que inclui ex-alunos da UFPR. Estudantes e servidores da Federal do Paraná e funcionários e professores do Celin têm desconto (consulte as condições aqui).

A direção do Celin informa que não haverá edital para solicitação de vagas gratuitas para esse semestre. Os alunos contemplados em março de 2020 poderão solicitar a utilização da vaga para os cursos ofertados em 2021.

Mais informações sobre os cursos a distância do Celin neste link ou pelo telefone (41) 3363-3354.

Por Felipe Reis

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves