Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas inscrições para disciplinas transversais de pós-graduação

“Metodologia de Pesquisa Científica” e “Escrita Acadêmica em Inglês” são as disciplinas transversais ofertadas aos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no segundo semestre deste ano. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) da UFPR até os dias 7 e 15 de agosto, de acordo com a disciplina. Podem participar estudantes e professores de pós-graduação stricto sensu da Universidade.

Os encontros serão no auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira (Cifloma), no Campus Jardim Botânico, em Curitiba, às quartas-feiras. A disciplina “Metodologia de Pesquisa Científica” será das 9h às 12h e tem início no dia 14 de agosto, e “Escrita Acadêmica em Inglês”, das 14h às 18h a partir do dia 28 de agosto. São 60 horas, com 15 encontros previstos.

Disciplinas transversais são ofertadas nas modalidades presencial e remota. Na foto, aula de março de 2018. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR
Disciplinas transversais são ofertadas nas modalidades presencial e remota. Na foto, aula de março de 2018. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

As aulas ocorrem simultaneamente nas modalidades presencial e remota, com transmissão online apenas para alunos inscritos. Ao todo, são 500 vagas para cada disciplina, sendo 200 presenciais e 300 remotas. As disciplinas transversais são oferecidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) por meio da Coordenação de Programas de Pós-graduação stricto sensu.

Metodologia de Pesquisa Científica

A disciplina transversal “Metodologia de Pesquisa Científica” é coordenada pela professora Angela Couto Machado Fonseca, do Departamento de Direito Privado da UFPR. Os subcoordenadores são os professores Emerson Cervi, do Departamento de Ciência Política; João Rickli, do Departamento de Antropologia; Luciana Kalinke, do Departamento de Enfermagem; e David Alexander Mitchell, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, todos da UFPR. Além destes, docentes convidados ministrarão encontros.

Serão abordadas questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa; áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento; e formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. A ementa da disciplina ainda prevê critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa, além de revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Escrita Acadêmica em Inglês

A disciplina “Escrita Acadêmica Inglês” é coordenada pelo professor Ron Barry Martinez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR. O objetivo é oferecer aos estudantes a base para redigir um texto acadêmico em língua inglesa, com foco em artigos científicos.

Além de discutir argumentos e especificidades de cada seção de artigos, os participantes conhecerão ferramentas como software especializado para construir um corpus linguístico específico e recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas convidados para abordar temas como estratégias para lidar com editores de revistas científicas e processos de revisão.

Assista abaixo a um vídeo explicativo sobre as disciplinas transversais da UFPR:

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...