Ciência e Tecnologia

Inscrições para a 7ª Siepe começam nesta sexta-feira (1)

Jéssica Maes     27 de abril de 2015 - 12h57

Imagem: Ana Assunção

Em 2014, o evento reuniu mais de 7 mil pessoas. Imagem: Ana Assunção

O feriado desta sexta-feira, dia 1º de maio, marca não apenas a comemoração do Dia do Trabalhador, como também a abertura das inscrições para a 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Paraná. O evento será realizado entre 5 e 8 de outubro, em local ainda a ser definido. As inscrições vão até o dia 1º de junho.

Contando com apresentação de trabalhos de estudantes da graduação e educação profissional, a Siepe reúne quatro encontros que acontecem simultaneamente: o 14º Encontro das Atividades Formativas (ENAF); o 23º Encontro de Iniciação Cientifica (EVINCI); o 8º Encontro de Iniciação Tecnológica e Inovação (EINTI); e o 14º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC). Integrando grandes áreas do conhecimento, a Semana faz a divulgação e avaliação de trabalhos orientados pelos professores em diversos campos e modalidades. Os participantes apresentam seus trabalhos na forma de vídeo-pôster, realizam apresentações orais e podem participar de oficinas.

No ano passado, aproximadamente 7 mil pessoas participaram do evento, expondo, apresentando e avaliando os mais de 2 mil trabalhos expostos no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Saiba mais sobre os encontros que compõem a Siepe:

Evinci – É um evento no qual participam bolsistas e voluntários de vários programas e projetos de pesquisa. O objetivo é mostrar a comunidade interna e externa os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas e outros acadêmicos. As apresentações são obrigatórias para os participantes dos Programas da UFPR.

Einti – O objetivo deste encontro é mostrar às comunidades interna e externa os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas voluntários de iniciação tecnológica. As apresentações também são obrigatórias para os participantes dos Programas da UFPR.

Enaf – É o Encontro de Atividades Formativas e aceita inscrições de todos os projetos e atividades que não são extensão ou iniciação científica – formais ou não formais. No Enaf entram trabalhos de programas como o Licenciar, Iniciação à Docência, Educação Tutorial, Monitoria, entre outros. Todos programas formais da UFPR gerenciados pela Prograd. Além disso, podem ser inscritos Trabalhos de Conclusão de Curso, experiências de estágio, ou qualquer outro trabalho que teve orientação de professor.

Enec – Espaço de trocas que objetiva promover a socialização e a avaliação dos programas e projetos de Extensão desenvolvidos na UFPR, por meio da apresentação de suas atividades, metodologias, resultados e produtos desenvolvidos pelas ações de extensão. O ENEC é exclusivo para programas e projetos registrados na Proec.