Extensão e Cultura

Inscrições abertas para workshops do Festival de Inverno; 29ª edição acontece entre 18 a 21 de julho

Superintendência de Comunicação Social     21 de junho de 2019 - 11h38

Com o compromisso de promover a democratização da arte, dos bens e dos conteúdos culturais no estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, entre os dias 18 a 21 de julho de 2019, a 29ª edição do Festival de Inverno em Antonina, cujo tema será “Conexões”.

Tradicional há 28 anos, esta edição do Festival será mais curta, mas levará  à cidade oficinas, atividades de rua, praça de lazer para crianças e espetáculos durante os quatro dias de realização. A coordenadoria de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) empenhou um conjunto de esforços para dar continuidade a esse evento mesmo com os cortes orçamentários.

“Este ano a realização do evento só foi possível graças ao esforço coletivo e ao envolvimento de diversos parceiros na organização das atividades”, explica a coordenadora de cultura, Claudia Madruga. Além da Caixa Econômica Federal e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que sempre colaboram, Governo do Estado do Paraná, Fecomércio, Sesc, Fiep, Sebrae e Iphan vão ajudar na realização do Festival.

Alguns colaboradores da instituição e da região, como Ademadan; Clube Náutico de Antonina, Prefeitura Municipal de Antonina; APUFPR; Sinditest-PR; e Rádio UNIFM também participam de várias maneiras na organização. “Estamos tentando fazer um festival bem bacana e colaborativo. Terá 12 oficinas, atividades de rua, praça de lazer para as crianças durante todas as tardes e diversos espetáculos ao longo das noites”, conta Claudia.

Há alguns anos o evento já vem sendo reduzido devido a políticas de não investimento no ensino superior. “A redução é feita apenas em seu tamanho e na quantidade de espetáculos, mas jamais no empenho para a produção e no significado. A ideia é que o Festival aconteça, pois acreditamos que, dentro de uma política institucional, educação e cultura devem andar juntas”, afirma a coordenadora.

Espetáculo Circo SA. Foto: Manuela Salazar

Workshops

Os interessados em participar dos workshops do Festival devem realizar sua inscrição até o dia 8 de julho, às 15h. Bata acessar o link do workshop pretendido e preencher o formulário. A efetivação da inscrição se dará mediante a emissão e pagamento da GRU e envio de um e-mail com o comprovante de pagamento para festivaldeinvernoufpr@gmail.com. As taxas variam de dez reais para estudantes a 30 reais para profissionais e público em geral. Estudantes participantes do Probem e cotistas são isentos.

Nesta edição, as atividades estão divididas nas categorias infanto-juvenil (7 a 15 anos); adulto (a partir de 15 anos); e maturidade. Os workshops terão durações variadas entre seis, nove e 12 horas/aulas. A programação completa dos workshops oferecidos pode ser consultada no site do evento.