Ciência e Tecnologia

Inscrições abertas para o próximo mutirão de testes em assintomáticos no dia 01/06

Superintendência de Comunicação Social     27 de maio de 2021 - 9h00

O próximo mutirão de testes será na terça-feira, dia º de junho. Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR).

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizam uma nova rodada de testes para detecção de SARS-CoV-2 em pessoas assintomáticas. O mutirão será realizado na próxima terça-feira, dia 1º de junho, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h. Serão 1600 vagas.

Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

Novamente o público-alvo foi ampliado e poderão participar a comunidade da UFPR (estudantes, servidores, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos), alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e servidores do Palácio das Araucárias.

Servidores e estudantes da UFPR que apresentarem sintomas compatíveis com a doença e desejarem realizar o exame podem participar de outra ação. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Voluntários

A equipe também recruta voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde, tiverem interesse e disponibilidade. As inscrições estão abertas no formulário disponível aqui.

Teste

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo abaixo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

Análises

Para as análises, são agrupadas cinco amostras por vez, no sistema pool, submetidas a um único teste simultâneo. Quando o resultado da mistura é negativo, significa que todas as amostras daquele grupo não estão infectadas. Se o resultado for positivo, as amostras são testadas novamente, de forma individual, para detectar quais são as infectadas.

O mutirão é coordenado pela Direção do SCB, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.

Resultados

Na última testagem, realizada em 18 de maio, 1,40% dos resultados acusaram a presença do SARS-CoV-2, o que comprova a importância do distanciamento social. O número é maior do que o obtido no mutirão anterior, de 1,37% de positivos.

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 19,5 mil testes com assintomáticos em mutirões na UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Toledo, Matinhos e Palotina. Além da comunidade interna, o projeto contemplou servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas

Público-alvo: Comunidade UFPR (estudantes, servidores, familiares em primeiro grau ou coabitantes), estudantes e servidores da UTFPR e servidores do Palácio das Araucárias

Quando: 01/06/2021, das 08 às 13h

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas