Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições abertas para o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da UFPR, realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, em Matinhos.

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogrado, e está aberto até o dia 14 de agosto.

O objetivo do evento é promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao  Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de trazer visibilidade às questões regionais e fortalecer as linhas, grupos e projetos de pesquisas vinculados ao programa.

A programação do Simpósio conta com conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em grupos de trabalho e de resumos por meio de exposição de pôsteres. Os temas que serão tratados no simpósio são relacionados às linhas de pesquisa do PPGDTS: socioeconomia e saberes locais; redes sociais e políticas públicas; ecologia e biodiversidade.

Nesse cenário, o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável permitirá o diálogo entre estudantes, docentes e pesquisadores ligados à área de Ciências Ambientais, estimulando conexões interdisciplinares também com outras áreas, como Geografia, Planejamento Urbano e Demografia, Saúde Coletiva, Sociologia, Ciência Política, entre outras.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável é o primeiro programa de mestrado do Setor Litoral da UFPR. O início de suas atividades foi em 2014, em consonância com o Projeto Político Pedagógico setorial que busca viabilizar uma educação crítica e transformadora, atuando no desenvolvimento da região do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. Com uma das franjas aluviais, senão continentais, mais contínuas da Floresta Atlântica do Brasil, a região abriga inúmeras comunidades tradicionais e grupos sociais. Sua complexidade e dinamicidade socioambiental são objetos das três linhas de pesquisa do PPGDTS: Socioeconomia e Saberes Locais, Redes Sociais e Políticas Públicas, e Ecologia e Biodiversidade.

 

I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Data: 29 e 30 de outubro

Local: Setor Litoral da UFPR, Matinhos-PR

Prazo para submissão de trabalhos: 14 de agosto

Para mais informações acesse os sites: www.ppgdts.ufpr.br e www.sbdts.getepolitica.org/.

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...