Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inova Session: representantes de grandes empresas falam da importância de parcerias para a inovação

Nesta quinta (7/11) aconteceu a abertura do Inova Session 2019, evento organizado pela Agência de Inovação da UFPR em parceria com a multinacional Clarke Modet. O tema deste ano é “Inovação Aberta: Conexões que Transformam” e os organizadores focaram em trazer especialistas em negócios para compartilhar experiências de sucesso e falar sobre a importância de parcerias entre empresas e instituições como as universidades.

Palestra-auditório - Abertura Inova Session 2019 - foto: André Filgueira
Abertura Inova Session 2019 – foto: André Filgueira

O fechamento do evento acontece nesta sexta (8/11) com o Inova Session Night, com conversas com Eduardo Lopes, Diretor do Estação Hack, representando o Facebook e, Lucas Nogueira, Head de Inovação da Inovabra Habitat, a noite conta também com apresentação musical da banda Scooper. O credenciamento das 18h às 18h30 – Campus Jardim Botânico, auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Todo o evento foi gratuito.

Segundo a Agência de Inovação, as grandes corporações tem percebido que para inovar é importante estabelecer conexões, não estando totalmente dependentes de suas equipes de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). “A Inovação Aberta transforma organizações e potencializa resultados, as empresas podem contar com fontes externas, tais como: universidades, fundações, Ongs, startups ou pequenas empresas para alavancar seus projetos”, explicam os organizadores.

O primeiro dia contou com dois painéis, participaram do bate-papo representantes da Checkmob, Clarke Modet, GRPCOM, Johnson & Johnson e Klabin e no segundo Ambev, Grupo Boticário, Caterpillar, iFood e Roit Consultoria e Contabilidade.

Durante a manhã o Diretor Geral da Clarke Modet, multinacional líder em propriedade intelectual, Claudio Castanheira ministrou uma Master Class com o tema “Criando valor com Propriedade Intelectual: Patentes e Desenho Industrial”.

À noite, o evento recebeu representantes do Nubank, empresa fundada em 2013 que trouxe uma nova concepção de banco, focada na experiência online, foram apresentadas as carreiras na startup. Em 2018 o Nubank se tornou a terceira empresa brasileira a alcançar o que se chama no mundo corporativo de “unicórnio”, ao atingir a avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares.

O segundo dia segue com painéis com representantes das empresas Olist, Pieracciani, Renault do Brasil, Votorantim e Campestrini no primeiro painel e representantes da Bosch, Cinq Technologies, Mondelez International, Nubank e Pipefy, no segundo.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...