Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Índice de ausentes no vestibular da UFPR volta para patamar histórico, depois de alta durante a pandemia

Um total de 33.403 candidatos realizaram neste domingo a prova da primeira fase do Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná. O percentual de ausentes – que nos dois últimos concursos, durante a pandemia de Covid-19, chegou a 41,6% (2021) e 29,32% (2022) – voltou ao patamar histórico, e foi de 12,30%. Isso significa que, dos 38.087 inscritos, 4.684 não compareceram para fazer a prova.

O gabarito provisório será divulgado ainda neste domingo (23/10), a partir das 22 horas, no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Os candidatos terão prazo até as 11h59 do dia 26 de outubro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico no mesmo site.

A prova foi aplicada em 11 cidades – Curitiba, Londrina, Joinville (SC), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul – e transcorreu em clima de tranquilidade. Foram 90 questões objetivas. É a primeira vez que a UFPR aplica a prova nesse número de cidades, incluindo uma fora do Paraná (Joinville). No ano passado foram 6 cidades.

Prédio da Administração, no Centro Politécnico. O campus é maior entre os 21 locais de prova do Vestibular.

 

O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro. As provas da segunda fase acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro. O processo voltou a ser em duas fases nesta edição, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.

6,2% mais inscritos

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esteve no Centro Politécnico, em Curitiba – o maior entre os 21 locais de prova – e passou em uma das salas pouco antes do início da prova para desejar boa sorte aos candidatos.

Coletiva de imprensa com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Em entrevista à imprensa, ele destacou o fato de o vestibular da UFPR ter aumentado em 6,2% o número de inscrições nesta edição, em relação à anterior. “Esta é uma boa notícia, num momento em que boa parte das universidades, e também o Enem, observam queda nas inscrições. A UFPR espera os novos calouros de braços abertos, em março do próximo ano”, afirmou.

Este ano a UFPR oferta para o vestibular 5.291 vagas, em 124 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, que têm 2.993 inscritos.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...