Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

UFPR compõe equipe de novo centro especializado em atendimento a mulher do Hospital do Trabalhador

Superintendência de Comunicação Social     28 de dezembro de 2018 - 17h28

Nesta sexta-feira (28) foi inaugurado o Centro de Excelência em Atenção à Mulher Fani Lerner, em Curitiba. A unidade compõe uma nova ala do Hospital do Trabalhador e concentrará serviços de ginecologia e obstetrícia, terapia intensiva pediátrica e neonatal, terapia intensiva adulta feminina, maternidade, enfermarias e leitos de internação. A UFPR mantém desde 1997 um convênio com o hospital e seus estudantes e profissionais integrarão a equipe do novo anexo.

A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzón de Muniz, que representou a instituição durante a cerimônia, destacou a importância do convênio tanto para o atendimento da população como para a formação dos estudantes da UFPR. “Esta parceria traz um importante benefício na formação de nossos alunos de medicina, de enfermagem e de toda a área de saúde, o Hospital do Trabalhador se tornou uma referência na área de traumas com a ajuda da nossa universidade e agora passará também a ser no atendimento da mulher”.

A parceria com a UFPR representou um salto de produtividade e qualidade nos serviços prestados pelo hospital, com destaque ao atendimento a acidentados, com a implementação do Pronto-Socorro de Traumas, área em que o hospital hoje é referência. O convênio foi providencial para a UFPR que na ocasião procurava meios para ampliar a formação e o treinamento dos alunos do curso de medicina e da Residência Médica, especialmente da área de Cirurgia e Ortopedia.

O investimento na construção do novo anexo foi de R$ 13,1 milhões além de mais R$ 12 milhões para a compra de equipamentos. Esta foi a maior ampliação do hospital desde sua inauguração em 1947 e conta com 4 mil metros quadrados. A expansão permitiu ampliar a quantidade de leitos do hospital de 222 para 302, dentre os quais 30 são novas UTIs, 20 neonatais e 10 reservadas ao atendimento de mulheres. O centro ainda oferecerá o serviço de reprodução humana do SUS no Paraná, que inclui o congelamento de óvulos, embriões, tecido ovariano e esperma. O novo prédio possui ainda estrutura para o pouso de helicópteros para atendimentos de emergência e translado de pacientes.

A inauguração foi conduzida pela Governadora do Paraná, Cida Borghetti, em um dos últimos atos de seu mandato. Participaram ainda da solenidade o secretário especial do Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho; a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha; os presidentes do Conselho Regional de Medicina, Luiz Ernesto Pujol; e da Comec, Louvanir Menegusso; e o deputado federal Ricardo Barros.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR