Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

II Congresso Saúde Coletiva da UFPR tem transmissão virtual e segue até sexta-feira (31)

A segunda edição do Congresso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está sendo realizada na modalidade virtual por consequência da pandemia de covid-19. Com mais de mil visualizações por sessão nos primeiros dias, o evento segue até sexta-feira (31) discutindo a saúde como direito de todos e dever do Estado e disponibiliza tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas principais atrações.

Fomentar o debate, a pesquisa e a ação da Saúde Coletiva enquanto campo de prática e análise crítica da realidade, contribuindo para a manutenção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção científica em saúde são os principais objetivos do congresso que apresenta diversas salas virtuais de apresentação de trabalhos, mesas-redondas e conferências com convidados da UFPR e de outras instituições.

Nos dois primeiros dias, vigilância em saúde, determinação social, organização dos sistemas e serviços de saúde e saúde do trabalhador foram os temas abordados. Nesta quarta-feira (29), salas virtuais de apresentação de trabalhos sobre vulnerabilidade e saúde e sobre a organização dos sistemas e serviços de saúde farão parte da programação que tem também uma conferência a respeito da manutenção do SUS e o atual financiamento como encerramento.

Na quinta-feira (30), o congresso segue com apresentações de trabalhos relacionadas à educação e saúde, promove uma mesa-redonda intitulada “BioMídia, Comunicação e Saúde – A Série Unidade Básica” e uma conferência abordando a trajetória de avanços e recuos do SUS. O último dia de evento (31) terá apresentações de trabalhos sobre saúde mental, a mesa-redonda “Defesa do Capital e ataque à vida” e a conferência de encerramento falará sobre o direito à saúde e a atualidade da reforma sanitária brasileira.

Todas as apresentações e discussões são transmitidas em tempo real no canal do Nesc UFPR no YouTube e podem ser assistidas gratuitamente. Profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS e outros interessados podem acessar. 

Confira aqui a programação completa.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...