Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Hospital Veterinário mantém atendimento à comunidade apesar dos cortes de verbas

Simone Meirelles     24 de junho de 2019 - 11h40

Hospital Veterinário da UFPR (foto Rodrigo Juste Duarte)

Diariamente, o Hospital Veterinário da UFPR atende animais de pequeno e grande porte da comunidade, de zoológicos e criadouros de Curitiba e Região Metropolitana. O HV também é uma das únicas instituições a região a atender animais silvestres. Esses atendimentos não são gratuitos, visto que trata-se de um hospital escola, e não de um hospital público.  É uma diferença que muita gente não entende, mas é o que permite que a instituição realize centenas de procedimentos todos os dias. Sem arrecadação própria, o hospital não teria como se manter.

O Hospital Veterinário (HV) tem duas fontes de renda. Uma delas é o que recebe com os atendimentos ao público, via Fundação da UFPR. Esse valor, entretanto, não é suficiente para manter a unidade. A outra é a verba do Ministério da Educação, utilizada para pagamento de pessoal (em especial os residentes) e material de consumo. O HV será impactada pelos cortes nas verbas determinado pelo MEC, num valor de cerca de R$ 280 mil, o que corresponde a 30% da verba anual.

De acordo com o professor Renato da Silva Souza, diretor do HV, um fórum realizado com outros diretores de hospitais universitários, realizado no mês de maio, orientou os dirigentes  a utilizar os recursos disponíveis para compra de materiais de consumo e permanentes via pregão, enquanto houver verba. Assim, ganha-se tempo até que o contingenciamento do MEC comece a prejudicar os atendimentos.

“O HV não é feito para dar lucro. Tem seu foco na formação de alunos de Medicina Veterinária e atendimento da população. Por isso vamos continuar atuando enquanto houver verba. E esperamos que seja mesmo apenas um contingenciamento, não um corte efetivo de valores”, diz o professor. Caso o corte se mantenha, a expectativa é que os efeitos sejam sentidos a partir de setembro ou outubro deste ano.  “Vamos ficar sem ter como comprar material de consumo como gaze, esparadrapos, medicamentos e insumos para cirurgias e para diagnóstico por imagem”, explica o professor Renato.

A médica veterinária Renata Cavalcanti Bastos da Rocha está no segundo ano de residência na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Formada pelo Instituto Federal Catarinense, ela é de Joinville (SC). Para ela, “o programa de residência multiprofissional em medicina veterinária da UFPR é mais do que um desafio pessoal e profissional, é uma oportunidade prática de aprendizado e aperfeiçoamento dentro da área que escolhi seguir da medicina veterinária. Tudo isso sob a tutoria de professores que são referência em suas respectivas áreas, orientando e auxiliando na rotina clínica”.  Para participar do programa, ela recebe a bolsa do MEC. Ela aponta as vantagens do programa da UFPR: “além de uma grande demanda de atendimentos, que implica numa alta casuística e uma consequente íngreme curva de aprendizado, temos a oportunidade de atender casos de média e alta complexidade, o que contribui diretamente para o crescimento científico do profissional”.

Atualmente, o Hospital Veterinário da UFPR conta com 54 médicos veterinários residentes. São profissionais já formados que estão se especializando em áreas como Odontologia, Oncologia, Oftalmologia, Cardiologia e Dermatologia veterinárias. Eles recebem bolsas do MEC.  Além deles, estudantes de graduação acompanham os procedimentos, ganhando assim experiência prática.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR