Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Hospital de Clínicas oferecerá testes e ações educativas no Festival UFPR

Superintendência de Comunicação Social     18 de setembro de 2019 - 12h05

O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) promoverá uma série de ações educativas e prestação de serviços durante a programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação. Acompanhados por profissionais do CHC, residentes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Psiquiatria, Infectologia, Farmácia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Fisioterapia e Clínica Médica realizarão as atividades nos dias 24 e 25 de setembro, na tenda de atenção à saúde, no pátio da Reitoria.

Quem passar pelo local receberá orientações, poderá aferir a pressão arterial, a glicemia e até fazer testes rápidos de Hepatite B e C.

Foto: Samira Chami Neves

De acordo a chefe da Unidade de Extensão do CHC, Tatiana Brusamarello, o Festival é uma oportunidade para os profissionais promoverem saúde. “Uma maneira de fazermos isso é orientando a população sobre as diferentes formas de cuidados. Abordagens preventivas simples como atividade física, alimentação saudável e imunização evitam doenças e melhoram a saúde física e mental da população”, avalia.

As ações educativas abordarão temas que afetam grande parte da população, como a violência e a saúde mental. “Temos uma grande parcela da população vivendo em sofrimento, seja por um adoecimento mental ou por estar sofrendo diferentes tipos de violência, e que não falam sobre isso com alguém por medo do preconceito. Precisamos chegar a estas pessoas e orientá-las sobre como e onde buscar ajuda”.

Programação

A ação educativa “Você sabe o que fazer em caso de violência?” acontece na terça-feira (24), entre 8h e 13h. Haverá orientação sobre como identificar e buscar ajuda sobre os diferentes tipos de violência, seja doméstica, sexual, contra o idoso e a criança, entre outros. A depressão e outras formas de sofrimento mental serão abordadas pelos profissionais a partir das 13 horas.

Foto: Samira Chami Neves

Na quarta-feira (25), a partir das 8 horas, estarão disponíveis testes rápidos de Hepatite B e C durante a ação educativa “Você sabe como evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outras doenças infectocontagiosas?”. A proposta é orientar a população sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e também falar sobre as diferentes doenças infectocontagiosas.

Entre 13h e 18h, a tenda disponibilizará informações sobre “Vida Saudável”, com orientações sobre alimentação, atividade física, saúde bucal e como prevenir a Hipertensão e a Diabetes Mellitus.

Festival UFPR

Integrar ciência, cultura e inovação, três dos elementos mais relevantes no âmbito de uma universidade, é a proposta do 1º Festival UFPR, que acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro.

Oferecendo uma programação diversificada, o evento tem o objetivo de trazer a comunidade externa para dentro da universidade, apresentando o que nela é produzido de melhor.

Além de algumas atrações inovadoras, o Festival incorpora diferentes eventos que já aconteciam separadamente da instituição. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc constituirão a programação que também terá eventos culturais e serviços à comunidade.

Confira a programação na íntegra.

Atrações culturais e artísticas para todos os públicos farão parte do Festival UFPR

Literatura, leitura e cultura marcam presença na Feira do Livro, que integra o 1º Festival UFPR