Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC e Secretaria de Saúde de Curitiba lançam projeto pioneiro para acompanhamento de pacientes após a alta

Com a finalidade de dar suporte à saúde do paciente e gerir de forma estratégica o processo de alta hospitalar, o Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba lançaram nesta segunda-feira (29) um projeto pioneiro de acompanhamento do paciente após sua liberação do hospital.

O Serviço de Gestão de Alta interliga o Hospital à rede básica de saúde, permitindo acompanhar e orientar o paciente, dando suporte à continuidade do tratamento de pessoas com doenças crônicas, ou que precisam estender os cuidados no domicilio, ou ainda dos que fazem uso de dispositivos e/ou necessitam de reabilitação.

Os pacientes que receberem atendimento do CHC e que ainda carecerem de acompanhamento serão assistidos por suas unidades locais de saúde, podendo, dessa forma, continuar seu tratamento com maior segurança e evitando complicações após a alta ou reinternações. Tanto o serviço de saúde do Hospital quanto os pacientes acabam ganhando: este porque terá maior comodidade e suporte estendido ao tratamento após a alta, aquele por ter a possibilidade de se dedicar a outros pacientes que necessitam de atendimento especializado.

A superintendente do CHC, Claudete Regianni, disse que, além de beneficiar a população, o programa é importante para a formação dos profissionais no hospital. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, lembrou que, além da população e do serviço de saúde como um todo, o projeto beneficia ainda os profissionais que são formados pelo Hospital. “Hoje nós estamos mostrando a teoria de uma universidade pública, num serviço inédito, entregue na prática à sociedade”.

Inspirado em modelos bem sucedidos de países como Canadá, Portugal e Espanha, o novo serviço nasceu no CHC a partir de das pesquisas de doutorado e pós-doutorado da professora da UFPR Elizabeth Bernardino e das dissertações de mestrado de suas orientandas. Desde agosto de 2017 um projeto piloto estava sendo testado no CHC. Mais de 450 pacientes já participaram do programa e apenas 8 precisaram ser internados novamente.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca reforçou a posição que a academia ocupa no País: “Somente com investimento na academia, na formação, na ciência e na tecnologia é que lograremos êxitos como este. O Programa de Gestão de Alta é uma ideia que surge na pós-graduação stricto sensu da nossa Universidade, num Hospital Escola, como projeto de pesquisa e resulta num trabalho que dialoga com a Secretaria de Saúde. Um projeto que vira política pública”.

Presente na cerimônia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a  importância do capital humano para a eficácia dos serviços de saúde: “Leitos e equipamentos são importantes. Mas quem faz o hospital são as pessoas. Quero então parabenizar o HC pela qualidade de seus servidores”.

Para o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, o projeto é importante para a comunidade que receberá o atendimento: “Um hospital universitário tem a função de formar, mas não pode dar as costas à saúde pública. É importante estar inserido nesse sistema”, explicou.

Novos funcionários

Recepcionados no auditório do HC, os novos funcionários permitirão a reabertura de 130 leitos. Foto: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

Na tarde desta segunda-feira, foram apresentados os novos funcionários que irão ampliar o atendimento no Complexo HC para a população que depende desse serviço. Com a nomeação desses empregados – contratados por meio de concurso promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra o complexo hospitalar – o CHC poderá reabrir 130 leitos.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR

 

 

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...