Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Complexo Hospital de Clínicas é habilitado por Secretaria de Saúde para testar Covid-19

Complexo Hospital de Clínicas cumpriu os requisitos e foi autorizado a fazer testagem. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

 

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR foi habilitado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná para fazer testes de Covid-19. Dessa forma, desde o dia 24 de março, todas as amostras para testes moleculares de pacientes do CHC são testadas pelo Laboratório de Análises Clínicas da instituição, que cumpre com os requisitos exigidos, seguindo as normas do Ministério da Saúde.

Com essa validação, o estado aumenta o número de laboratórios autorizados para fazer o teste e diminui a demanda enviada para o Laboratório Central (Lacen), “proporcionando agilidade em toda a rede de saúde pública, além de trazer resultados mais rápidos para os pacientes internados no HC”, como informa a Superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani. O laboratório recebe amostras 24 horas por dia e tem uma equipe de virologia com profissionais capacitados no serviço para atender a demanda interna.

Dentre os requisitos sanitários necessários para receber essa validação, estão os estabelecidos pelo Decreto estadual nº 4261 de 18 de março de 2020, que exige do laboratório: comprovar a existência de biologista molecular com experiência mínima de um ano na realização de testes baseados em PCR em tempo real; informar ao Lacen qual metodologia adotada pelo laboratório para a detecção de COVID-19 e possuir Laboratório de Contenção NB2 para manipulação das amostras e disponibilidade de EPIs adequados a este nível de contenção.

“Até agora fizemos 37 testes da Covid-19 entre pacientes e funcionários, além dos testes de vírus respiratórios que fazem parte da rotina diária do serviço de virologia que são cerca de 90 testes por mês para os demais vírus respiratórios”, explica a chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do CHC, Marisol Domingues Muro.

A validação do CHC como instituição autorizada para testar, em seus paciente e funcionários, o Covid-19, é mais uma das medidas que demonstra como o Complexo está preparado para atender as demandas da sociedade ao combate dessa pandemia.

Texto: Unidade de Comunicação/CHC

Confira outras iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...