Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas da UFPR participa da fase de testes em humanos da vacina contra o coronavírus

O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) será um dos centros responsáveis pelos testes de fase 3, em humanos, da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan (São Paulo).

Com o objetivo de demonstrar a eficácia e segurança da CoronaVac, os testes serão realizados em nove mil voluntários em doze centros de pesquisas de seis estados brasileiros. O laboratório da Sinovac Biotech, responsável pela vacina, já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

De acordo com a infectologista do CHC -UFPR, Sonia Mara Raboni, os voluntários para a testagem serão, preferencialmente, profissionais de saúde do próprio hospital. “É a proposta do protocolo. Como esses profissionais estão mais expostos, teremos respostas de eficácia mais rapidamente”.

O acordo de cooperação entre a Sinovac e o Instituto Butantan prevê a transferência de tecnologia para a produção em escala industrial da vacina contra o coronavírus.  A vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa é uma das mais promissoras do mundo e é feita a partir do vírus inativado, tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. Por isso, o instituto paulista avalia que sua incorporação ao sistema de saúde deverá ocorrer mais facilmente. Caso a vacina seja aprovada, os passos seguintes serão o registro do produto pela Anvisa e fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil.

Demais centros

Além do CHC-UFPR, o Instituto Butantan selecionou outros onze centros para participarem dessa fase de testes: Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP); Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP); Hospital das Clínicas da Unicamp (SP); Faculdade de Medicina de Rio Preto (SP); Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP); Universidade de Brasília (DF); Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (RJ); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG (MG);  e Hospital São Lucas da PUC-RS (RS).

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...