Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas da UFPR participa da fase de testes em humanos da vacina contra o coronavírus

O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) será um dos centros responsáveis pelos testes de fase 3, em humanos, da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan (São Paulo).

Com o objetivo de demonstrar a eficácia e segurança da CoronaVac, os testes serão realizados em nove mil voluntários em doze centros de pesquisas de seis estados brasileiros. O laboratório da Sinovac Biotech, responsável pela vacina, já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

De acordo com a infectologista do CHC -UFPR, Sonia Mara Raboni, os voluntários para a testagem serão, preferencialmente, profissionais de saúde do próprio hospital. “É a proposta do protocolo. Como esses profissionais estão mais expostos, teremos respostas de eficácia mais rapidamente”.

O acordo de cooperação entre a Sinovac e o Instituto Butantan prevê a transferência de tecnologia para a produção em escala industrial da vacina contra o coronavírus.  A vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa é uma das mais promissoras do mundo e é feita a partir do vírus inativado, tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. Por isso, o instituto paulista avalia que sua incorporação ao sistema de saúde deverá ocorrer mais facilmente. Caso a vacina seja aprovada, os passos seguintes serão o registro do produto pela Anvisa e fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil.

Demais centros

Além do CHC-UFPR, o Instituto Butantan selecionou outros onze centros para participarem dessa fase de testes: Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP); Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP); Hospital das Clínicas da Unicamp (SP); Faculdade de Medicina de Rio Preto (SP); Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP); Universidade de Brasília (DF); Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (RJ); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG (MG);  e Hospital São Lucas da PUC-RS (RS).

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...