Hospital de Clínicas comemorou 47 anos

O aniversário de 47 anos do Hospital de Clínicas da UFPR foi comemorado na manhã de terça-feira, dia 5, com uma apresentação musical, um “Parabéns para Você” cantado pelas crianças da Creche do HC e homenagens ao médico e à funcionária que fizeram parte da primeira equipe do Hospital.

Compareceram à solenidade diversas autoridades ligadas à área da saúde de Curitiba, representantes de entidades que apóiam o Hospital e a comunidade e dirigentes da UFPR. O diretor geral do Hospital, professor Giovanni Loddo, atribuiu a importância do Hospital de Clínicas às pessoas que trabalham nele: agradeceu o trabalho de todos mencionando como exemplos de dedicação à instituição a servidora Vanda Ostapiuk, aposentada há 27 anos, que integrou a primeira equipe de funcionários e o médico Hélio Geminiani.

“Sou o hospital ambulante”, brincou o médico homenageado, ao dizer que não apenas foi um dos primeiros médicos do hospital como continua atuando até hoje. Ele trabalhou até os 70 anos, quando foi obrigado a se aposentar de forma compulsória, e desde então passou a ser voluntário, ou seja, o médico nunca deixou de atuar nesses 47 anos de vida do hospital. “Na próxima segunda-feira, dia 11, começa o 45º curso de Eletrocardiograma e o 9º curso de Arritmias”, mencionou Hélio, explicando que organiza tais cursos desde o início, ao ser perguntado sobre as suas atividades como voluntário, o que mostra a grande relação de amor que ele tem pelo Hospital. “Sou muito feliz por participar da vida deste hospital, de poder aprender sempre, pelo contato que tenho com os jovens”, comentou com a energia de alguém muito mais jovem do que os 75 anos de idade que efetivamente tem.

Giovanni Loddo definiu o Hospital como vitorioso: “Apesar de todas as dificuldades ao longo dos anos, o HC continua crescendo. Um hospital que é pioneiro em várias áreas como Transplante de Medula Óssea, Banco de Ossos e Tecidos Musculares; Laboratório de Doenças Neuro Musculares, entre outros, continua evoluindo, sendo referência em formar recursos humanos qualificados”, expôs o diretor. E apesar de todo o crescimento registrado até agora, para Giovanni é preciso crescer mais. Seu sonho é ver o Hospital de Clínicas atendendo ainda um número maior de pessoas. “O hospital tem capacidade instalada, equipamentos de última geração e hoje há 120 leitos que poderiam ser ocupados”, explica o diretor ao falar do significado dessa quantidade de leitos não ocupados por falta de recursos humanos e limitações no Sistema Único de Saúde: “Existe hoje um hospital de médio porte fechado aqui dentro”, disse.

Comemorações – A solenidade contou com a apresentação do Quarteto Iguaçu e com um singelo “Parabéns para Você”, cantado pelas crianças da Creche Pipa Encantada, filhos dos funcionários e servidores do HC. Também as crianças que ficam internadas no hospital foram lembradas pela Associação de Amigos do HC que doou aparelhos televisores para instalação nos quartos de internamento isolado. Diversas atividades estão sendo realizadas em comemoração dos 47 anos do HC durante toda a semana. A programação completa está no site www.hc.ufpr.br

Solenidade de comemoração dos 47 anos do HC

Crianças cantam