Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenageados do Aniversário de 107 anos da UFPR: servidor técnico administrativo é destaque em Gestão Pública

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres  e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.

Gestão Pública

O servidor técnico administrativo aposentado  Fausto Fernandes Filho trabalhou 37 anos no mesmo local, no antigo departamento de serviços gerais, que depois passou a ser a central de licitações e contratos. Ele será homenageado na categoria Gestão Pública, na solenidade de aniversário da UFPR, que ocorre nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, no Teatro da Reitoria. Apesar de ter sido escolhido, ele é modesto: prefere destacar a importância dos colegas e gestores que participaram da sua trajetória. “Só na área de licitações, foram 25 anos e muitas pessoas que me marcaram”, comenta.

O setor centraliza os processos de compras realizadas pela UFPR, lidando diretamente com questões como celeridade, imparcialidade, probidade administrativa e idoneidade. Filho foi presidente de comissões de licitação e calcula ter realizados cerca de mil processos ao longo da carreira, encerrada em 2017, quando se aposentou. “Eu costumo dizer que, como pagador de impostos, minha missão era reduzir os custos para a universidade, atendendo as demandas de qualidade da comunidade universitária”, pontua.

Entre as principais lembranças do tempo como técnico administrativo, ele recorda do convívio com os colegas que demonstravam muito comprometimento com a instituição, tanto docentes, quanto discentes e servidores. “Eu sou muito grato a tudo o que vivi, pois cada etapa foi indispensável ao meu aprimoramento”, recorda, mencionando também os gestores da universidade que lhe proporcionaram cursos de formação.

Ele lembra, com entusiasmo, de todas as modificações e inovações que foram desenvolvidas ao longo dos anos, “sempre pensando na economicidade”. “Sempre procuramos melhorar e aperfeiçoar nossos editais para reduzir custos e cumprir nossa função da melhor forma”, pontua.

Conheça os homenageados e homenageadas

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...