Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenageados do Aniversário de 107 anos da UFPR: Programa de Eficiência Energética é destaque em Inovação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres  e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.

Inovação

Ensino, pesquisa, extensão e inovação caminham juntas no Programa de Eficiência Energética (PEE) da UFPR, que será homenageado na solenidade de aniversário da Universidade, que ocorre nesta quarta-feira (11), 19h, no Teatro da Reitoria. Financiado pela Copel e Aneel, o programa irá resultar em economias da ordem de R$ 1,5 milhões por ano.

Os números expressivos não param por aí. Segundo explica o professor João Dias, coordenador do programa, 56 mil lâmpadas convencionais foram substituídas, somente nos campi de Curitiba, por outras mais modernas e eficientes. Além disso, o projeto também contempla a implantação de uma Usina Fotovoltaica de 1,2 Megawatts – a maior do Paraná, situada no estacionamento do prédio de Biológicas, no Politécnico.

Placas solares fotovoltaicas instaladas no estacionamento de Biológicas fazem parte do programa

“Essa usina é a maior usina do Brasil em uma instituição pública de ensino e pesquisa; maior Usina Solar Fotovoltaica em Carpot do Paraná; segunda maior do Paraná”, enumera Dias. O projeto ainda inclui a instalação de equipamentos que permitirão um maior controle e otimização dos gastos em todos os prédios da UFPR Curitiba, ações de etiquetagem implementação da norma ISO 50.001 de Gestão Energética, e a criação da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).

O projeto foi executado pela Funpar, participação do Departamento de Engenharia Elétrica, e Arquitetura da UFPR e SUINFRA, envolvendo cerca de 500 pessoas. De acordo com Dias, trata-se de um recurso bem aplicado, pois, além de gerar economia, também permite que o espaço seja utilizado para fins pedagógicos e de inovação. “Com isso, geramos trabalho e também impacto social”, pontua.

Conheça os homenageados e homenageadas

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...