Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenageados do Aniversário de 107 anos da UFPR: Professora Michele Nogueira é destaque em Pesquisa

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres  e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.

Pesquisa

A professora Michele Nogueira, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi eleita coordenadora do Comitê Técnico da Internet (Internet Technical Committee – ITC) da Sociedade de Comunicação (ComSoc), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).Esta é a primeira vez que o comitê está sob coordenação de uma mulher e representante da América Latina. Ela será homenageada na solenidade de aniversário da UFPR, nesta quarta (11), às 19h, no Teatro da Reitoria.

Professora Michele Nogueira
Professora Michele Nogueira

Michele Nogueira encara a pesquisa como parte essencial das suas atividades. Para ela, que leciona na UFPR desde 2010, trata-se de algo essencial à inovação e também ao ensino e à extensão da universidade. “Países desenvolvidos conseguem fazer da geração de conhecimento uma inovação”, destaca ela, que estuda segurança, resiliência e sobrevivência em redes de comunicação sem fio com aplicações em vários setores da sociedade.

A professora comenta que a atividade científica guia grande parte das suas atividades. Para ela, é preciso se dedicar a este tipo de trabalho pensando em crescimento, desenvolvimento e em estabelecer um papel importante junto às comunidades. Por isso, ela busca pensar na inovação como uma forma de estabelecer essas pontes. “A pesquisa de ponta também é traduzida para os alunos em outras atividades, como no ensino”, afirma, destacando a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Ela considera uma honra figurar entre as homenageadas do ano, na solenidade de aniversário da UFPR, especialmente porque vislumbra a possibilidade de impulsionar outras gerações de pesquisadores e pesquisadoras da instituição.

Conheça os homenageados e homenageadas

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...