Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenageados do Aniversário de 107 anos da UFPR: ex-reitora será homenageada

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres  e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.

Aposentados 

A professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Márcia Helena Mendonça, viveu uma história de pioneirismo na instituição, sendo a primeira mulher a ocupar a posição de reitora. Ela será homenageada na cerimônia de aniversário da UFPR, no próximo dia 11, às 19h, no Teatro da Reitoria. Ela atuou, na docência, junto ao Departamento de Biologia Celular.  Foi vice-reitora em 2006 e assumiu o cargo de principal dirigente em 2008.

“A UFPR é o nosso tesouro. Tesouro de valor incalculável. Tesouro que traz em si a tradição paranaense e que se tornou símbolo da cidade de Curitiba, por eleição daqueles que adotaram ou nasceram na terra dos pinheirais”, disse, em 2008, no discurso que marcou sua despedida da reitoria. 

Márcia Helena Mendonça
Márcia Helena Mendonça

Márcia Helena também foi a primeira docente do Setor de Ciências Biológicas a assumir o cargo de Reitor da UFPR. Sua gestão, à época, marcou  um momento de mudanças, como a adesão da Universidade ao programa federal REUNI, as discussões sobre as fundações de apoio e as determinações de órgãos controladores externos, além de outros temas. 

Após o término do mandato na reitoria, Márcia atuou em projetos de extensão, programas de iniciação à docência e de formação de professores.  A docente resumiu em cinco palavras a sua atuação na universidade, expressos na página do setor: “Gratidão (por ter sido aluna da UFPR na graduação e pós-graduação devendo a ela tudo o que sou e fiz);  orgulho (por ter sido professora e pertencido à administração superior dessa grande instituição); satisfação (por ter contribuído com a formação cidadã de inúmeros profissionais de grande competência); emoção (por encontrá-los com bastante frequência no exercício profissional) e, finalmente, na imensa e incurável saudade que sinto do Setor de Ciências Biológicas da UFPR”.

Conheça os homenageados e homenageadas

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...