Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Grupos artísticos e estudantes levam cultura para as ruas em defesa das universidades públicas

Superintendência de Comunicação Social     16 de maio de 2019 - 13h00

Foto: Marcos Solivan

Música clássica no Prédio Histórico, teatro na praça, espetáculo de dança ao ar livre e visita ao museu. Os grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná levaram uma série de atividades culturais às ruas da capital paranaense, nesta quinta-feira (16), contra os cortes de recursos anunciados pelo Governo Federal. A ação integra a semana de mobilizações organizada pela UFPR, que segue até amanhã com um ato no Complexo da Reitoria, às 11 horas.

O pró-reitor de Extensão e Pesquisa da UFPR, Leandro Gorsdorf, afirma que o dia é especial porque traz para a rua todo o processo de cultura produzida dentro da universidade. “A sensibilização do que está acontecendo com a questão dos cortes, por meio da arte, consegue atingir um público maior e de forma diferente, mostrando o quanto a cultura, a pesquisa, o ensino e a extensão são importantes para o desenvolvimento de uma nação”.

Foto: Marcos Solivan

Foto: Marcos Solivan

A programação do “UFPR + Cultura na rua” começou com aulas abertas de desenho, escultura e oficina de modelagem, promovidas pelo Departamento de Artes. “É uma aula de desenho coletivo de observação do espaço público, que também pode ter nossas aspirações coletivas”, explica a professora do curso de Artes Visuais da UFPR, Luana Veiga.

Estudantes e docentes aproveitaram o trânsito da população na praça para aproximá-los da arte a partir de questões relacionadas com a exposição “Arte e pesquisa”, do Museu de Arte da UFPR (MusA). O cenotécnico Adriano Ferreira e o filho estavam de passagem e pararam para interagir com a intervenção artística. “Apoio muito essa ação. A cultura deveria ser mais difundida”, disse Ferreira.

Vinicius Araújo, de Belém do Pará, aproveitou o passeio turístico por Curitiba para acompanhar a aula aberta da UFPR. “Temos que reivindicar nossos direitos”, disse o empresário, referindo-se aos cortes de recursos das universidades públicas.

Os grupos artísticos da UFPR atraíram a população com apresentações de trechos de obras dos repertórios do grupo de Coro; Orquestra Filarmônica; Téssera – Companhia de Dança; Companhia de Teatro e Grupo MPB. O Coro, a Orquestra e o Grupo de Choro, do Departamento de Artes, também se apresentaram.

“Essa ação é interessante porque aumenta a visibilidade do que a gente faz no curso e ajuda a destruir essa lenda de que estudante de Humanas não faz nada. Temos que mostrar o que fazemos para evitar a propagação de absurdos”, afirma a estudante do curso de Artes Visuais, Marina Bossle.

A acadêmica Heloísa da Silva avalia que é positiva a mobilização e o retorno que recebem.“É uma sensação que muda o trajeto da nossa graduação porque coloca nosso trabalho em contato com as pessoas”.

 

Confira a cobertura na página da UFPR TV no Facebook.

Foto: Marcos Solivan

Programação DeArtes – período vespertino

As ações da tarde ocorrem no Departamento de Artes da UFPR. A partir das 14 horas haverá uma oficina de arte colaborativa e, às 17 horas, uma visita guiada ao Departamento de Artes.

A programação conta também com uma mediação da exposição Artifício Invisível, às 18h30.

O  DeArtes fica na Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel

Semana de mobilizações

A semana termina com um grande ato pela educação no Teatro da Reitoria da UFPR, na sexta-feira (17), entre 11 e 13 horas.

Na segunda-feira (13), o reitor Ricardo Marcelo Fonseca recebeu senadores e deputados federais paranaenses para uma reunião sobre os cortes dos recursos da instituição.

Estudantes saíram às ruas de Curitiba e do interior do estado, na terça-feira (14), para apresentar projetos, pesquisas e atividades desenvolvidas pela UFPR.

A Praça Santos Andrade recebeu a mobilização, na quarta-feira (15), com a participação de entidades representativas, movimentos sociais e comunidade acadêmica.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR