Extensão e Cultura

Grupos artísticos da UFPR selecionam novos talentos em 2015

Superintendência de Comunicação Social     6 de fevereiro de 2015 - 19h14

Grupos Artísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam testes para selecionar novos membros.

Música, teatro ou dança – é só escolher e participar dos testes seletivos que começam em fevereiro. Não são cobradas taxas de inscrição ou mensalidades e toda a comunidade pode participar.

Cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo.

Durante todo o ano, os grupos apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna. Todas as apresentações são gratuitas.

Confira abaixo mais informações sobre o processo de seleção dos Grupos Artísticos da UFPR:

COMPANHIA DE TEATRO PALAVRAÇÃO

Período de inscrição: 02 a 27 de fevereiro, das 19h às 21h.

Como se inscrever?

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede da Companhia de Teatro PalavrAção, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, 3º Andar, bloco da XV de Novembro.

Quem pode se inscrever?

Candidatos a partir de 18 anos.

A confirmar.

Mais informações: (41) 3310-2736 – palavracao@ufpr.br

GRUPO DE MPB

O Grupo de MPB procura cantores com interesse em expandir seus conhecimentos musicais e experiência cênica. Há vagas para contraltos e tenores.

Período de inscrição: 09 a 27 de fevereiro.

Como se inscrever?

As inscrições deverão ser realizadas através do telefone (41) 3310-2742.

Quem pode se inscrever?

Candidatos a partir de 18 anos.

Como será o teste?

O teste será realizado na sede do Grupo de MPB da UFPR, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR.

1ª etapa – testes de voz – 10 de fevereiro a 11 de março.

Avaliação vocal aplicada pela maestrina Doriane Rossi ou pela professora Liane Guariente, onde serão analisadas a afinação e a percepção auditiva do candidato.

2ª etapa – teste cênico – 12 de março.

Teste realizado pelo diretor Leo Moita, que avaliará as habilidades teatrais/cênicas do candidato. Os selecionados na primeira etapa farão o teste coletivamente e mediante banca examinadora, no dia 12 de março, às 19h30min.

O resultado final será divulgado no dia 13 de março e as atividades terão início no dia 17 de março. Os ensaios são às terças e quintas, das 19h30 às 21h30.

Mais informações: (41) 3310-2742 (41) 9181-1408 – mpb@ufpr.br

CORO DA UFPR

Período de inscrição: 04 de fevereiro a 06 de março, nas segundas, quartas, quintas e sextas, das 14h às 18h.

Como se inscrever?

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede do Coro, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR (subsolo).

Quem pode se inscrever?

Candidatos sem limite de idade.

Como será o teste?

A avaliação é realizada pelo maestro do coro e aborda a percepção auditiva e classificação vocal do candidato. O resultado final será divulgado no dia 10 de março e os novos cantores selecionados deverão participar do seu primeiro ensaio nesse mesmo dia.

Os testes acontecerão até o dia 06 de março nas segundas, quartas, quintas e sextas, entre 14h e 18h, na sede do Coro.

Mais informações: (41) 3310-2635 – coro@ufpr.br

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA

Período de inscrição: 03 de fevereiro a 06 de março.

Como se inscrever?

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na secretaria da Unidade de Dança – Rua XV de Novembro, 695, 1° andar, entre 14h e 18h.

Quem pode se inscrever?

Candidatos maiores de 18 anos, com experiência prévia em dança.

Como será o teste?

O teste será realizado no dia 12 de março, às 18h30.

Mais informações: (41) 3310-2708 – tessera@ufpr.br

ORQUESTRA FILARMÔNICA

Período de inscrição: 09 a 21 de fevereiro.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas pela internet, obtendo a ficha de inscrição no site www.proec.ufpr.br e enviando-a preenchida para o e-mail orquestra@ufpr.br; pelo telefone (41) 3310-2640; ou pessoalmente na Sala da Orquestra, de segunda a sexta no período da manhã (das 9h às 13h), mediante preenchimento da Ficha de Inscrição disponível no mesmo site.

Quem pode se inscrever?

Candidatos sem limite de idade.

Como será o teste?

As audições serão realizadas na Sala da Orquestra, no dia pré-selecionado pelo candidato, no horário agendado pela Direção da Orquestra.

A audição para instrumentistas consistirá de:

Pede-se que o candidato traga as partituras dos estudos e da peça de livre escolha, preferencialmente com três cópias.

As audições para Regente Assistente e Arquivista serão realizadas mediante entrevista agendada diretamente com os candidatos interessados, de 02 a 06 de março, podendo ainda incluir uma segunda etapa prática determinada em edital próprio.

Mais informações: (41) 3310-2640 – orquestra@ufpr.br

por Giulia Halabi (orientação Rodrigo Choinski)