Extensão e Cultura

Grupos Artísticos da UFPR selecionam novos integrantes

Lais Murakami     24 de fevereiro de 2014 - 16h17

crianças a partir de 8 anos podemm participar do curso de dança moderna da UFPR. Foto: CDM

Dança, música, teatro. Os grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná já iniciaram o período de seleção de novos integrantes para a temporada 2014. Não são cobradas taxas de inscrição ou mensalidades e toda comunidade pode participar.

Cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo.

Companhia de Teatro PalavrAção
Período de inscrição: de 11 a 28 de fevereiro
Horário: 19h às 21h
Local: as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na sede da Companhia de Teatro PalavrAção, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR
Data dos testes: 11 e 13 de março
Candidatos: a partir de 18 anos
Mais informações: (41) 3310-2736 – palavracao@ufpr.br

Grupo de MPB
Período de inscrição: de 11 a 25 de fevereiro
Local: as inscrições devem ser realizadas através do telefone (41) 3310-2742
Data dos testes: de 25 de fevereiro a 13 de março
O teste será realizado na sede do Grupo de MPB da UFPR, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, e ocorrerá em duas etapas: na primeira, haverá uma avaliação vocal aplicada pela maestrina Doriane Rossi ou pela professora Liane Guariente, para análise de afinação e percepção auditiva do candidato; na segunda etapa, o teste será realizado pelo diretor Leo Moita, que avaliará as habilidades teatrais/cênicas do candidato. Os selecionados na primeira etapa farão o teste coletivamente e mediante banca examinadora, no dia 13 de março, às 19h30min. O resultado final será divulgado no dia 14 de março e as atividades terão início no dia 18 de março.
Candidatos: a partir de 18 anos
Mais informações: (41) 3310-2742 e (41) 9181-1408 – mpb@ufpr.br

Coro da UFPR
Período de inscrição: até 07 de março, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras
Horário: 15h às 18h
Local: as inscrições são realizadas pessoalmente, na sede do Coro da UFPR, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR (subsolo)
Data dos testes: até o dia 07 de março nas segundas, quartas, quintas e sextas, entre 15h e 18h
A avaliação é realizada pelo maestro do Coro e aborda a percepção auditiva e classificação vocal do candidato. O resultado final será divulgado no dia 10 de março e os novos cantores selecionados já participam do primeiro ensaio nesse mesmo dia.
Candidatos: sem limite de idade.
Mais informações: (41) 3310-2635 – coro@ufpr.br

Inscrições para Orquestra da UFPR encerram na sexta-feira (21) - Foto: Marcos Solivan

Téssera Companhia de Dança
Período de inscrição: 03 a 28 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Local: as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na secretaria da Unidade de Dança, no Prédio Histórico da UFPR, com entrada pela Rua XV de Novembro, 695, 1° andar
Data dos testes: a confirmar.
Candidatos: maiores de 18 anos, com experiência prévia em dança.
Mais informações: (41) 3310-2708 – tessera@ufpr.br

Curso de Dança Moderna (CDM)
Período de inscrição: 03 a 28 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na secretaria da Unidade de Dança, no Prédio Histórico da UFPR, com entrada pela Rua XV de Novembro, 695, 1° andar
Data dos testes: 10 a 14 de março
Candidatos: crianças a partir de 8 anos de idade, adolescentes e adultos
Mais informações: (41) 3310-2708 – cdm@ufpr.br

Orquestra Filarmônica
Período de inscrição: 13 a 21 de fevereiro
Horário: 9h às 13h
Local: as inscrições podem ser feitas mediante preenchimento da Ficha de Inscrição disponível na página www.proec.ufpr.br e envio para o e-mail orquestra@ufpr.br; pelo telefone (41) 3310-2640; ou pessoalmente na Sala da Orquestra, entregando a ficha no período da manhã.
Data dos testes: 25 e 27 de fevereiro, das 9h às 12h
As audições serão realizadas na Sala da Orquestra, mediante ordem de chegada, no dia pré-selecionado pelo candidato.
A audição para instrumentistas consistirá de: três estudos, de métodos distintos e/ou abordando técnicas distintas entre si; uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista, selecionada pela banca.
Pede-se que o candidato traga as partituras dos estudos e da peça de livre escolha, preferencialmente com três cópias.
A audição para Regente Assistente será realizada mediante entrevista agendada diretamente com os candidatos interessados, de 10 a 14 de março, podendo ainda incluir uma segunda etapa, prática, determinada em edital próprio.
Candidatos: sem limite de idade.
Mais informações: (41) 3310-2640 – orquestra@ufpr.br

Durante todo o ano, os grupos da UFPR apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna, em palcos da instituição e eventos de Curitiba e cidades do Paraná.