Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupos artísticos da UFPR selecionam integrantes para 2017

Os Grupos Artísticos da Universidade Federal do Paraná realizam a partir de fevereiro as inscrições para os testes seletivos dos novos integrantes. Não são cobradas taxas de inscrição ou mensalidades e toda comunidade pode participar, desde que se enquadre nos pré-requisitos para fazer parte de cada grupo.

grupos2017

Não é um processo único, cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo.

Durante todo o ano, os grupos apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna. Todas as apresentações são gratuitas. Confira abaixo mais informações sobre o processo de seleção dos Grupos Artísticos da UFPR

Grupo de MPB da UFPR

mpbPeríodo de inscrição: 01 a 13 de fevereiro, através do e-mail grupompbufpr@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, telefone e e-mail e opção de turno e dia para a realização da audição (observar os horários e dias disponíveis no item “data dos testes de voz”). Após o recebimento da inscrição, o candidato receberá, em até 48 horas, a música obrigatória e os áudios para o estudo da mesma. Data dos testes de voz: 14, 16, 21 e 23 de fevereiro, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Data do teste cênico: 07 de março, às 19h30. O Grupo de MPB procura cantores com interesse em expandir seus conhecimentos musicais e experiência cênica. Há seis vagas para Soprano, seis vagas para Contralto, seis vagas para Tenor e seis vagas para Baixo.

O teste será realizado na sede do Grupo de MPB da UFPR, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, e ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira uma audição musical realizada pelo diretor musical Cainã Alves ou pelo preparador vocal Enzo Veiga, onde serão analisadas a afinação e a memória auditiva do candidato; na segunda etapa, o teste será realizado pelo diretor cênico Leo Moita e avaliará as habilidades teatrais/cênicas do candidato. Os selecionados na primeira etapa farão o teste coletivamente e mediante banca examinadora, no dia 07 de março, às 19h30. Para as audições, além da música obrigatória, o candidato deverá apresentar uma música brasileira de livre escolha, sem acompanhamento musical.

O resultado das audições será divulgado no dia 02 de março na página oficial do Grupo de MPB da UFPR no Facebook e no email de todos os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 08 de março e as atividades terão início no dia 09 de março. Ensaios: terças e quintas das 19h30 às 22h00. Pré-requisitos: ter no mínimo 18 anos, ter noções de leitura musical, ter experiência anterior como cantor de coral.

Mais informações: (41) 3310-2742 / (41) 98432-5464 – grupompbufpr@gmail.com

Companhia de Teatro Palavração

Companhia de Teatro Palavração da UFPR
Companhia de Teatro Palavração da UFPR

Período de inscrição: 14 de fevereiro a 03 de março, de terça a sexta, das 19h00 às 21h00. Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede da Companhia de Teatro PalavrAção, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR, 2º Andar, bloco da XV de Novembro.

Data dos testes: 14 a 24 de março.

Candidatos: a partir de 18 anos, com disponibilidade para atividades físicas para exercícios de impacto.

Mais informações: Telefones (41) 3310-2736, 99114-5742 com Alaor, 99763-3961 com Sergius / palavracao@ufpr.br / Facebook: Cia de Teatro Palavração

Os intercambistas do Celin poderão ser selecionados em Processo de Entrevista em qualquer data do ano para participarem como observadores, já que o processo de montagem e estudos estará em andamento quando haverá a possibilidade dos mesmos iniciarem suas atividades.

 

Téssera Companhia de Dança

Téssera Companhia de Dança em "LimoNADA NADA CONCRETA" (foto:Marcos Solivan)Período de inscrição: 06 de fevereiro a 06 de março, de segunda a sexta-feira.

Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na secretaria da Unidade de Dança – Rua XV de Novembro, 695, 1° andar, entre 14h00 e 18h00.

Data dos testes: a confirmar. Candidatos: maiores de 18 anos, com experiência prévia em dança.

Mais informações: (41) 3310-2708 – tessera@ufpr.br

Coro da UFPR

Coro da UFPR - Festival de Inverno da UFPR 2016
Coro da UFPR – Festival de Inverno da UFPR 2016\

Período de inscrição: 06 de fevereiro a 10 de março, de segunda a sexta-feira. Horário: 14h00 às 18h00.    Local: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na sede do Coro da UFPR, localizada na Praça Santos Andrade, 50 – Prédio Histórico da UFPR (subsolo).   Data dos testes: até o dia 10 de março, de segunda a sexta-feira, entre 14h e 18h, na sede do Coro da UFPR, localizada no subsolo do Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 50.

A avaliação é realizada no ato da inscrição pelo maestro do coro e aborda a percepção auditiva e classificação vocal do candidato.

A lista contendo a relação dos cantores selecionados para integrar o grupo será afixada na porta da sala do coro no final da tarde do dia 13 de março.

Os novos cantores do grupo devem participar do seu primeiro ensaio já nesse mesmo dia. Os ensaios do Coro da UFPR acontecem nas segundas e quartas, das 20h às 22h, na sala do coro. Candidatos: sem limite de idade.

Mais informações: (41) 3310-2635 – coro@ufpr.br

Orquestra Filarmônica da UFPR

Orquestra-1Período de inscrição: 6 a 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira Local: as inscrições podem ser feitas pela internet, obtendo a ficha de inscrição no site www.proec.ufpr.br e enviando-a preenchida para o e-mail orquestra@ufpr.br; pelo telefone (41) 3310-2640; ou pessoalmente na Sala da Orquestra, de segunda a sexta no período da manhã (das 9h00 às 13h00), mediante preenchimento da Ficha de Inscrição disponível no mesmo site.

Data dos testes: 7 e 9 de março, das 9h00 às 13h00. As audições serão realizadas na Sala da Orquestra, no dia pré-selecionado pelo candidato, no horário agendado pela Direção da Orquestra.

A audição para instrumentistas consistirá de:

• Um movimento de um concerto barroco, clássico ou romântico

• Uma peça de livre escolha;

• Leitura à primeira vista, selecionada pela banca.

Pede-se que o candidato traga as partituras dos concertos e da peça de livre escolha, preferencialmente com três cópias.

As audições para Regente Assistente e Arquivista serão realizadas mediante entrevista agendada diretamente com os candidatos interessados, de 29 a 31 de março, podendo ainda incluir uma segunda etapa prática determinada em edital próprio.

Candidatos: sem limite de idade.

Mais informações: (41) 3310-2640 – orquestra@ufpr.br

Para os estudantes do CELIN que queiram participar da orquestra, as condições serão as mesmas descritas no edital, podendo também agendar uma entrevista com a direção da orquestra em outros períodos do ano e estarão sujeitos à avaliação de acordo com a programação da orquestra.

gas

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...